5 motivos para não dar açúcar a menores de 2 anos

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Permitir que crianças consumam doces, refrigerantes, balas e chocolates antes de completarem de 2 anos de idade, pode trazer sérias consequências, como o desmame precoce, a obesidade infantil e outras doenças crônicas. O Pequeno Gourmet conversou com a nutricionista especializada em família, Dra. Danielle Fava, que listou os 5 maiores perigos que o açúcar pode causar para as crianças nessa fase:

1. Alto potencial cariogênico: o açúcar tem uma grande capacidade de produzir cáries, muito maior do que outros alimentos. Não servir açúcar nos primeiros anos significa, também, garantir a saúde dos dentinhos que começam a nascer.

2.  Preferência por alimentos adocicados: a descoberta do sabor adocicado pelos bebês pode fazer com que eles tenham uma maior preferência na hora da alimentação e passem só a aceitar o doce, negando outros paladares.

3. Risco de desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas:  sendo apresentada a esse paladar doce nos seus primeiros anos e tendo a preferência por esse tipo de alimento, a criança corre o risco de desenvolver sobrepeso na infância até a vida adulta, além de ficar mais propensa a diabetes, hipertensão e colesterol alto.

4. Diminuição na aceitação de outros alimentos: se desde pequena a criança é apresentada ao doce artificial e ao refrigerante, dificilmente ela vai querer trocar esse tipo de alimento por um suco natural ou uma fruta mais tarde.

5. Desmame precoce: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças tomem o leite materno até os dois anos de idade, para garantir uma alimentação completa em nutrientes e benefícios para o fortalecimento do organismo. Mas, quando as crianças são apresentadas aos sucos de caixinhas e bebidas açucaradas artificialmente, por exemplo, o desmame pode acontecer bem antes disso.

 

 

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER