Água neles!!! E couve-flor também…

Postado por Mamãe

Todos nós estamos carecas de saber e de ler a respeito da importância de se beber bastante água. Mas é preciso um empenho maior durante a gravidez e lactação, e com as crianças.

Gosto de destacar a relevância dos hábitos da família na constituição dos hábitos das crianças. Muitos pais não oferecem água para os seus filhos com a frequência que deveriam, ignorando a necessidade da hidratação diária das crianças.

O nosso corpo é constituído por cerca de 65% de água. Já as crianças ao nascerem a porcentagem é de 79% e reduz para a cerca de 65% no primeiro ano de vida.

Durante a gravidez é importante a futura mamãe se manter hidratada para garantir o desenvolvimento saudável do seu bebê e também aliviar alguns desconfortos da gestação. A água é, especialmente, importante neste período pois melhora a circulação sanguínea, a irrigação do útero e da placenta, além de manter em níveis adequados o líquido amniótico. Ajuda a estabilizar a pressão sanguínea e a eliminar toxinas, diminuindo o risco de infecções urinárias. Vale lembrar que a água ajuda, também, a combater o inchaço.

Já durante a amamentação quem continua precisando ingerir bastante líquido é a mamãe. Para garantir a produção de leite materno e manter o bebê bem nutrido. Amamentar pode dar muita sede, por isso, vale a pena deixar uma garrafinha de água por perto durante o aleitamento.

O bebê que é amamentado não necessita de água, tampouco, de chá ou suco. Até o seis meses de idade, o leite materno garante ao bebê a quantidade de água suficiente para a sua hidratação. Bebês que se alimentam com fórmulas ou que já passaram dos seis meses e começaram a ingerir outros alimentos, a ingestão de água é muito importante para mantê-los hidratados.

Ofereça água sempre! Em dias quentes a oferta deve ser ainda maior e quando a criança apresentar um quadro de febre também.

As crianças são bem agitadas e precisam de água para repor as energias. Sem falar da importância da água para o crescimento das crianças e para o funcionamento do organismo dos pequenos, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino prevenindo a prisão de ventre, pois a água facilita o trânsito intestinal e umidifica as fezes.

Durante o inverno a ingestão de água diminui. É preciso mudar este hábito e manter a ingestão de líquido mesmo nos dias mais frios, sem esquecer de oferecer para as crianças

As frutas, sucos, legumes e verduras também são fontes de água e ajudam a manter o corpo humano hidratado.

Segue uma lista com os frutas e hortaliças com alta concentração de água:

Alface – 95%
Tomate – 94%
Melancia – 92%
Couve-flor – 92%
Melão – 90%
Abacaxi – 87%
Laranja – 87%
Goiaba – 86%
Maça – 83%
Pêra – 80%
Confesso que fiquei surpresa com a couve-flor, não esperava. Ganhou alguns pontinhos a mais. Não se esqueça de beber bastante água e de sempre oferecer para os bebês(acima de 6 meses) e para as crianças, mesmo com uma dieta rica no consumo de frutas e hortaliças. Fica a dica!!!

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

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