Alimentos para melhorar o intestino preso das crianças

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Cerca de 90% das crianças que apresentam intestino preso têm a chamada constipação intestinal funcional. Foi o que revelou Soraia Tahan, professora de gastroenterologia pediátrica na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e gastroenterologista pediatra do Hospital Infantil Sabará (SP) em uma reportagem da revista Crescer.

Na maioria das vezes, as causas desses problemas costumam ser biológicas, em crianças que têm uma alimentação pobre em fibras. Dar bastante água e um cardápio rico em cereais integrais, verduras e frutas ainda é a melhor solução. O Pequeno Gourmet fez uma listinha com a nutricionista especializada em família, com ênfase em gestantes e crianças, Dra. Danielle Fava, para ajudar a mamãe a resolver esse problema:

Alimentos laxativos: aqueles que soltam o intestino do filhote. Abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa preta e amarela, berinjela, brócolis, cenoura crua, cereais e grãos integrais, chicória, couve, farelo de aveia, figo, fubá, frutas secas, geleias, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, palmito, passas, pimentão, queijos, quiabo, tangerina, uva e vagem.

Alimentos constipantes: que prendem o intestino e não são indicados em grandes doses para quem está com prisão de ventre. Arroz, chá preto ou mate, batata, chuchu, cará, inhame, ovo cozido, presunto, salsicha, pães e massas feitos com farinha branca, banana-maçã, caju, goiaba, maçã, bolachas, cenoura cozida e mandioca.  

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

http://pequenogourmet.com.br/receitas/vitamina-de-banana-mamao-e-linhaca/