As fontes alternativas de cálcio

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Aqui no Pequeno Gourmet a gente sabe que alguns nutrientes são essenciais para o bom desenvolvimento das crianças, e o cálcio não pode faltar nessa listinha! Afinal, ele garante a saúde dos ossos e dentes do filhote e dos pais.

Mas como oferecer as quantidades certas de cálcio para o seu filho? Muita gente associa o cálcio imediatamente ao leite, o que não é um mito, afinal a bebida tem mesmo boas doses desse nutriente.  Mas, sabemos que nem todos os pequenos podem tomar leite. Algumas crianças possuem intolerância a lactose e por isso devem ficar longe dos lacticínios.

Pensando nisso, consultamos a nutróloga Dra. Andreia Guarnieri, que apontou algumas fontes alternativas de cálcio, que vão além do leite. Mas, antes da gente mostrar esses alimentos, vamos entender um pouco mais sobre quais são as quantidades recomendadas de cálcio por dia, para as crianças e para os adultos. Confira:

Crianças

1 a 3 anos: 500mg

4 a 8 anos: 800mg

9 a 18 anos: 1300mg

Adultos

19 a 50 anos: 1000mg

Maiores de 50 anos (mulheres): 1200 a 1500mg

Cálcio além do leite

Alguns alimentos podem colaborar bastante para suprir as necessidades diárias de cálcio, além do leite e seus derivados. Para o Pequeno Gourmet, a Dra. Andreia destacou três fontes bem saudáveis:

Sardinha: além de ser gostosa, a sardinha também ajuda bastante nas necessidades diárias de cálcio. A cada 100g do peixe há 500mg de cálcio, o equivalente a meio litro de leite!

Brócolis: este vegetal saboroso também é cheio deste nutriente. Uma porção de 100g de brócolis tem 400mg de cálcio. Atenção: quando cozido, o brócolis pode perder até 70% da quantidade de cálcio. No vapor, perde 25%. O ideal é não comer brócolis cru, pois interfere na absorção de outros nutrientes. Se possível, dê preferência para o cozido no vapor.

Espinafre: essa verdura é repleta de benefícios para as crianças, porque tem boas quantidades de ferro e de cálcio. A cada 100g de espinafre existe, aproximadamente, 160mg de cálcio.

Você ainda pode encontrar boas fontes de cálcio em alimentos como: feijão, amêndoas, ervilha, salmão, quiabo, aveia, chia, grão de bico, tofu e gergelim. É só usar essa variedade na hora de preparar os pratinhos das crianças para garantir a elas ossos fortes e saudáveis para vida toda!

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

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