A batata-doce aqui é laranja

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Estava com o post prontinho quando resolvi ligar para a minha prima para tirar uma dúvida. O que é a sweet potato, a batata-doce americana?

Já que eu tinha falado tanto sobre a minha predileção pela mandioquinha no Brasil, eu queria mostrar que por aqui também há tubérculos que valem a pena provar. E para não cometer nenhuma gafe, lá foi a menininha da pesquisa em busca de informações relevantes para o post da batata-doce. Graças ao amigo Google, o banco de dados da Camila vai se enchendo de novas informações. Eu já imaginava, por exemplo, que a mandioquinha estava mais para uma cenoura amarela que para uma mandioca pequenininha, só não imaginava que ela tivesse parentesco com o salsão.

O que eu não imaginava era encontrar tamanha polêmica envolvendo a batata-doce americana, com sites específicos tratando deste mistério: A sweet potato é uma batata-doce ou um inhame? Pra gente pode parecer um despropósito, já que ela se chama batata-doce. Porém não há muita lógica  na nomenclatura dos tubérculos, não é mesmo? Haja visto o caso da mandioquinha ou batata-baroa.

Estudando Ciências dos Alimentos, a minha prima Gabriela, tem colaborado muito para o blog. E a sua obsessão, comprovadamente genética, por querer saber a resposta de tudo me levou a crer que ela conseguiria sanar a minha. Depois de muito debatermos sobre o assunto e pesquisarmos juntas chegamos a conclusão que trata-se de um mistério, do nível área 51, vida extraterrestre, monstro do lago Ness.

O foco do post anterior era na batata que não era batata. Mas o que fazer com o fato de que ela pode ser sim uma batata. Tentei escrever sobre a primeira vez que comi sweet potato, porém um purê todo coberto com marshmallow tostadinho de forno não se encaixa no padrões calóricos do Pequeno Gourmet. Talvez falar sobre o quanto o Santiago gosta de batata-doce. Do quão bom para a saúde é o sweet potato, já que possui bastante betacaroteno. Ou até mesmo da importância de se provar alimentos diferentes, o que durante uma viagem, pode até contar como um delicioso programa cultural. Mas com os olhinhos já se fechando, só me resta dizer que a batata-doce daqui é laranja.

What’s the difference between Yams and Sweet Potatoes?

Link da Embrapa sobre a mandioquinha

 

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

http://pequenogourmet.com.br/receitas/sopa-de-batata-doce-alaranjada/