Como adoçar o papá sem usar açúcar

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

 

Até os 2 aninhos de idade, a gente já mostrou aqui no Pequeno Gourmet o mal que faz usar açúcar! Mas, e depois dessa fase, como adoçar sucos, bolos e outras receitinhas? A nutricionista Fernanda Saccoletto mostra quatro opções naturais e ricas em nutrientes:

Mel: adoça duas vezes mais do que o açúcar e é um anti-inflamatório natural. Mas atenção: ele só é indicado para crianças acima de 1 ano. Se for consumido antes disso, a bactéria Clostridium botulinium, presente no mel das abelhas pode causar o botulismo intestinal!

Ameixa-preta: faça um purê com a frutinha. Coloque 3 ou 4 ameixas secas e 2 colheres (sopa) de água morna no liquidificador, ou processador, e bata até ficar com a consistência de geleia. A ameixa faz bem para o intestino, é rica em vitamina A, vitamina C, ferro e zinco!

Tâmara: use 3 ou 4 tâmaras e 2 colheres (sopa) de água morna no liquidificador para fazer um purê. Bata até ficar com a consistência de geleia. Ela adoça bem por causa da frutose e ainda é rica em ferro, magnésio e potássio.

Melaço: assim como o mel, ele só pode ser servido para crianças acima de 1 ano por conter a mesma bactéria que pode causar problemas intestinais. É uma boa fonte de ferro, rico em vitaminas, minerais, cálcio e magnésio. O ideal é usar a metade da quantidade que se usaria de açúcar nas receitas, em média, 1 colher de sopa.

Banana: você só precisa amassar essa frutinha para deixar doce o papá do seu filhote. A banana é rica em potássio e fibras. Para evitar que ela fique escura (por causa da oxidação), adicione algumas gotinhas de laranja na fruta.

Veja mais:

Açúcar em excesso pode causar sobrepeso e deixar seu filho doente!

5 motivos para não dar açúcar a menores de dois anos

O açúcar que você não vê

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER