Como higienizar os alimentos da forma certa?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

A gente sempre fala aqui no Pequeno Gourmet que as crianças devem ter uma alimentação rica em frutas e verduras. Mas, muitos papais têm dúvida de qual melhor a forma de higienizar esses alimentos. Vinagre? Hipoclorito? Água sanitária? Para ajudar nesse dilema, conversamos com as nutricionistas Dra. Fernanda Saccoletto e Dra. Roberta Thawana, que deram dicas preciosas. Confira:

O primeiro passo é lavar os alimentos em água corrente (não use sabão ou detergente). Se preferir, durante essa higienização, utilize uma escovinha para retirar a sujeira. Depois coloque os alimentos de molho na solução de hipoclorito (vendido em supermercados, use a orientação da embalagem para diluir o produto), ou em uma mistura de água sanitária (1 colher (sopa) para 1 litro de água). Feito isso, lave novamente com água corrente e pronto, o alimento já está higienizado!

Nada de vinagre

O vinagre não é eficiente para acabar com as bactérias que podem estar nos alimentos e seu uso nessa higienização não é recomendável. Procure usar o hipoclorito ou a água sanitária.

Não dispense a higiene

Lavar sempre as frutas e legumes depois que elas chegam dos supermercado ou feira é fundamental. Quando não higienizados da forma correta, esses alimentos podem fazer o pequeno sofrer algum tipo de contaminação de bactérias, causando vômitos, diarreia e mal estar.

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER