Dicas para manter o gás seguro quando cozinhamos com as crianças

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Cozinhar com o filho por perto é tudo de bom! Além de ir conhecendo melhor os ingredientes, ele ainda pode ter um momento especial com o papai e com a mamãe. Mas, a gente sabe que também é preciso tomar alguns cuidados quando as crianças estão na cozinha. Pensando nisso, o Pequeno Gourmet mostra as dicas da parceria entre a empresa Liquigás e a ONG Criança Segura para que o gás de cozinha não ofereça perigo aos nossos filhos:

Hora da compra: o botijão vendido sem o selo de garantia de uma empresa pode ser mais barato, mas não vale a pena. Fique sempre atenta e compre o gás só de revendas autorizadas, confira a data de validade e a existência do lacre de proteção, e recuse se ele estiver vencido.

Instalação segura: não permita que as crianças realizem esse tipo de processo, só os adultos podem fazer isso. Antes de trocar o botijão veja se todos os botões de queimadores do fogão estão desligados. É importante também se certificar de que não existem faíscas, chamas ou brasas por perto.  Apenas utilize as mãos na hora da instalação e nunca use alicates, martelos ou outras ferramentas.

Teste do vazamento: depois de instalar o gás, o adulto deve ter a certeza de que ele não está vazando, para evitar acidentes. Um teste bem simples e fácil é o de passar espuma ao redor da conexão da válvula com a saída de gás. Se surgirem bolhas, repita a operação, pode ser que o gás esteja vazando. Se as bolhas continuarem, leve o gás para um ambiente ventilado e entre em contato com o revendedor.

Lugar seguro: o mais indicado é que seu botijão de gás fique em um local ventilado, para evitar maiores consequências em caso de vazamento. Também não deixe o gás perto da corrente elétrica, ao lado de interruptores e instalações, e evite áreas de ralo e escoamento de água. A mangueira (que assim como regulador de pressão deve ter o selo do INMETRO), não deve nunca passar por trás do fogão e tem que estar na data de validade certa de até 5 anos ( muitos acidentes domésticos acontecem por conta da mangueira vencida). Não pendure panos de prato na porta do forno, para que eles não aqueçam demais, aumentando o risco de incêndio.

Cuidado com as crianças: quando for convidar seu filho para cozinhar, ensine-o que ele tem que ficar a uma distância segura das chamas.Ofereça luvas e deixe os cabos das panelas sempre virados para dentro, para evitar que o pequeno acabe esbarrando em alguma quando passar. Lembre-se que a pele das crianças é mais fina que a nossa e uma queimadura pode gerar consequências mais graves.

 

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER