Comedores seletivos: conheça a melhor forma de servir os alimentos para seu pequeno

Você conhece a melhor forma de servir os alimentos para uma criança comedora seletiva? Para o terceiro episódio da série “Comedores Seletivos”, O Pequeno Gourmet conversou com a nutricionista Laís Sassaki, que explicou como os pais podem fazer os filhotes provarem aqueles pratos que costumam rejeitar.

 Pequeno Gourmet: Quais são as principais características de uma criança que tem seletividade alimentar?

Laís Sassaki: Uma criança com seletividade alimentar pode se recusar a consumir todos os itens de um grupo alimentar como as frutas, por exemplo. Outro tipo de seletividade bem comum é a chamada de “seletividade por textura” . Nesse tipo, a criança tem habilidades orais-motoras para consumir todos alimentos, mas prefere aqueles com textura mais branda, amolecida, como as sopas.

Pequeno Gourmet: Por qual razão você acredita que algumas crianças rejeitam certos alimentos, em especial as frutas e legumes?

Laís Sassaki: As crianças costumam relatar que rejeitam estes alimentos por causa da cor. Mas, acredito que os hábitos das famílias, a forma de preparo e a oferta interfiram ainda mais nessa aceitação.

Pequeno Gourmet: Como os pais podem melhorar essa situação?  

Laís Sassaki: É importante que esses alimentos estejam sempre disponíveis aos olhos das crianças. Ter uma fruteira variada em casa, montar uma salada bem colorida e colocar à mesa,  já pode estimular a curiosidade dos pequenos. Os pais também são modelos para os filhos, por isso, é essencial que eles consumam esse tipo de alimento.

Pequeno Gourmet: Alguns pais reclamam que a rejeição a muitos alimentos chega no momento em que a criança deixa de comer papinha e passa a comer alimentos mais sólidos. Como os alimentos podem ser apresentados da melhor maneira nesse momento?

Laís Sassaki: Sugiro que os pais façam essa transição de textura aos poucos, “transformando” dia a dia o alimento de papa para sólido. Eles podem, por exemplo, manter uma parte da papa batida e amassar com o garfo alguns legumes. Com o consumo, eles podem aumentar gradativamente a quantidade de legumes amassados até deixá-los na forma totalmente sólida.

Pequeno Gourmet: Os hábitos alimentares  dos pais podem influenciar nessa relação? De que maneira?

Laís Sassaki: Com certeza! Os pais são os primeiros modelos que a criança tem acesso na vida. Aprendemos inicialmente por imitação. Assim como o bebê aprende a bater palmas quando o fazemos na frente dele, ele também aprende a comer as mesmas coisas que nós!

Pequeno Gourmet: Como é possível oferecer um alimento , como uma fruta, legume ou verdura para uma criança de forma mais atraente?

Laís Sassaki: Podemos montar figuras com os alimentos, cortar de maneira diferente, colocar em pratos coloridos. Existem algumas forminhas que ajudam a cortar uma melancia em forma de ursinho, por exemplo. Use a criatividade!

Pequeno Gourmet: Explicar a origem dos alimentos e apresentá-los às crianças pode fazer a diferença? Qual é a melhor forma de disso ser feito?

Laís Sassaki:  Um passeio pela horta, ou pelo pomar pode despertar a vontade de experimentar e a valorizar os alimentos. Se a família não tiver um sítio ou local com horta, podem levar as crianças para conhecer a feira. Vale a pena para verem a variedade de alimentos, sentirem todos os cheiros e quem sabe…tentar comer algo novo! Também é legal montar uma pequena horta na varanda de casa, com cenoura, tomatinhos…  Assim, eles aprendem sobre a origem dos alimentos e valorizam a natureza!

Sobre o entrevistado
Nome: Laís Sassaki
Profissão: Nutricionista
Contato:

nutrilaisfurine@gmail.com


Sobre:
*Graduação em Nutrição – Centro Universitário São Camilo
* Especialização (Lato Sensu) em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica – GANEP
* Mestrado (Stricto Sensu) em Psicologia Experimental – Análise do Comportamento – PUC – SP (Dissertação: “Efeitos de instruções e de manipulação do formato de frutas na redução da seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista”).

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER