Lancheira saudável com a nutricionista Carina Müller

O Pequeno Gourmet fez uma entrevista muito legal com a nossa parceira Carina Müller. Como nutricionista e chef, a Carina, respondeu as nossas perguntas com muito cuidado e não deixou dúvidas sobre a importância de se preparar uma lancheira saudável para as crianças levarem para a escola. Vejam só:

  • Qual a composição ideal para uma lancheira infantil saudável (crianças de 3 a 5)?

Uma lancheira infantil saudável deve ter sempre uma fruta que deve ser lavada e higienizada previamente com hipoclorito de sódio, de preferencia já cortada para facilitar seu consumo. Também deve conter um tipo de carboidrato que pode ser um pão integral (sem gordura vegetal e sem açúcar) com alguma proteína acompanhando. Por exemplo: meia manga e um sanduíche de pão integral com queijo branco e tomate ou ainda, para as crianças mais acostumadas, inhame (carboidrato) e ovo cozido (proteína).

  • Você pode explicar qual a importância de cada grupo alimentício citado acima? Ex. carbo, proteína, fibra…

Os carboidratos são muito importantes pois são os alimentos energéticos, isto é, vão fornecer energia (ATP) de fácil absorção para a criança desempenhar todas as suas atividades diárias. Já as proteínas são os alimentos construtores, oferecem a “matéria-prima” para o organismo formar as células e consequentemente os músculos, o sistema nervoso, os órgãos e etc. Desta forma, a criança terá um bom desenvolvimento estrutural e cognitivo. Por fim, as frutas, legumes e verduras, que são os reguladores, irão fornecer a maior parte das fibras, das vitaminas e minerais, tão importantes para todos os processos fisiológicos do organismo. As fibras contribuem significativamente para a saúde do sistema digestório, fazendo com que a microbiota intestinal (bactérias benéficas do intestino) da criança seja saudável, refletindo assim na melhora da imunidade. Além disso, as fibras ajudam a manter a glicemia controlada logo após a refeição, evitando os picos glicêmicos que são extremamente prejudiciais.

  • O que você acha que os pais devem evitar colocar nas lancheiras? Por que?

Deve-se evitar incluir bebidas como refrigerantes, sucos de frutas de caixinha (néctar), bebida de soja e lácteas (com sabor ou chocolate), assim como alimentos ultra processados, como bolinhos recheados, bolachas recheadas, salgadinhos, chocolates e etc. Estes alimentos contém uma grande quantidade de açúcar e de gorduras de má qualidade (gordura saturada e gordura vegetal), que aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas como obesidade e diabetes por exemplo.

  • De que forma a alimentação saudável nessa idade influencia no desenvolvimento das crianças?

Uma alimentação saudável desde a infância garante não somente um bom desenvolvimento em termos estruturais e cognitivos, mas também uma boa saúde durante toda a vida do indivíduo. Portanto, a alimentação proporciona uma boa defesa do organismo (sistema imunológico forte), é responsável pelo crescimento (ossos, músculos e órgãos) e desenvolvimento intelectual também. Além disso, pode evitar o surgimento de doenças na vida adulta.

  • Você tem alguma dica para os pais que querem preparar lancheiras saudáveis para os filhos?

Se possível prepare junto com seus filhos a lancheira deles, dê opções saudáveis e faça com que a criança desenvolva interesse pelo comer bem e saudável. Prepare receitas como bolinhos integrais, bolachinhas de aveia, salada de frutas, sanduíches e etc. Cozinhe junto com seus filhos, assim estará estimulando o gosto deles pela alimentação saudável.

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Sobre o entrevistado
Nome: Carina Müller
Profissão: Nutricionista
Contato:

Telefone: 11 59043347 www.carinamuller.com


Sobre:

Além de nutricionista, Carina Müller é chef formada em Gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro. E também professora do Namu Cursos.

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