A frutose, o açúcar das frutas, pode fazer mal para as crianças?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Há pouco tempo, uma mamãe que segue o Pequeno Gourmet nas redes sociais escreveu perguntando se a frutose em excesso, o açúcar presente nas frutas, pode ser prejudicial para as crianças. Ela estava preocupada porque, mesmo alimentando bem o seu filho de 9 anos, tinha acabado de receber o diagnóstico que ele estava com taxas elevadas de triglicérides. Para ajudá-la fomos descobrir: afinal, o açúcar da fruta pode fazer mal?

A resposta é não. A nutricionista Fernanda Saccoletto diz que a frutose que está nas frutas não altera os valores de triglicérides ou colesterol. O que não é legal na verdade é quando esse açúcar da fruta é adicionado aos alimentos industrializados para dar mais sabor, como em biscoitos, condimentos agridoce tipo Ketchup, doces de sabor artificial da fruta, brownies (para conservar o bolinho por mais tempo) e sucos de caixinha.

O que fazer?

Se o seu filho está com triglicérides alto, as frutas são ótimas opções para ajudar no controle das gorduras. E as que têm fibra na casca, como a pera, são  melhores ainda. Incentivar o seu pequeno a fazer atividade física e a comer mais carboidratos integrais também faz diferença! Vale lembrar que a melhor pessoa para indicar uma dieta saudável é sempre um profissional especializado.

Veja mais:

O açúcar que você não vê!

10 alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Qual é o melhor  iogurte para as crianças?

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER