Alface

Porção de 100g

  • Valor energético 14kcal
  • Carboidratos 2,4g
  • Proteínas 1,7g
  • Gorduras totais 0,1g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 2,3g
  • Sódio 4mg

Veja só que delícia de receita com Alface

Os Nutrientes

Essa hortaliça verdinha é rica em potássio, ferro, fósforo, manganês e sais minerais, além das vitaminas A e K. Uma ótima combinação de nutrientes para o desenvolvimento do seu filhote.

Importância para as crianças

A vitamina A ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico e na visão dos pequenos, age como cicatrizante, diurético e ajuda no combate à prisão de ventre. Quer mais motivos para fazer uma deliciosa salada com alface para o seu filhote?

Hora da compra

Há muitos tipos de alface, entre eles a crespa e lisa (mais consumidas no Brasil), e a romana e americana (ideal para sanduíches!). O bom dessa hortaliça é que ela está nas prateleiras dos supermercados e nas feiras o ano todo. Na hora de escolher, prefira as de folhas com cor uniforme, sem manchas escuras ou amareladas.

Preparo

A melhor forma de servir a alface é crua e na salada, com outros ingredientes como tomate, cenoura e até algumas frutinhas! Uma boa dica é misturar alguns tipos de alface com outras folhas verdes como o agrião ou a escarola. Você ainda pode fazer um wrap e rechear as folhas de alface com frango, legumes ou creme de ricota, um lanche super saudável e diferente para as crianças!

Atenção

Lave sempre muito bem as alfaces antes do consumo, já que essas hortaliças podem ficar mais expostas a micro-organismos. O ideal é usar hipoclorito de sódio (encontrado nos supermercados) e em seguida, lavar com água corrente. Seque e coloque as folhas em um pote fechado ou saco plástico que possa ser bem lacrado e, depois, é só guardar no refrigerador.

Conteúdo revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccolletto


iconComentários