Alho

Porção de 100g

  • Valor energético 113kcal
  • Carboidratos 23,9g
  • Proteínas 7,0g
  • Gorduras totais 0,2g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 4,3g
  • Sódio 5mg

Veja só que delícia de receita com Alho

Os Nutrientes

Tempero muito comum na culinária do mundo inteiro, o alho estaria nas panelas há, pelo menos, 5 mil anos! E a razão para ele permanecer por esse tempo todo nas panelas, além do sabor, é também por conta de seus nutrientes. Ele é rico nas vitaminas B1, B2, B6 e C, selênio, zinco e tem ação antioxidante.

Importância para as crianças

O alho costuma ser indicado para ajudar na prevenção da gripe, e isso tem mesmo fundamento! Por ser rico em vitamina C, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico dos pequenos e dos adultos. O alimento também ajuda a evitar doenças cardiovasculares, dá uma força na formação de novas células e em ações antibacteriana e antinflamatória.

Hora da compra

As cabeças de alho maiores são as mais indicadas na hora da escolha na feira ou no supermercado. Evite os dentes de alhos soltos, que estejam com manchas ou aspecto murcho.

Preparo

O alho é ideal para refogados no preparo de diversos pratos como feijão, arroz, carnes, molhos e patês. Dá também para assá-lo no forno, sua consistência fica como a de um purê, e nesse tipo de preparo, o alho perde seu gosto forte.

Atenção

As versões industrializadas do alho frito ou em pó podem fazer esse alimento perder parte de seus nutrientes. Prefira sempre comprar o alho fresco.

 

Revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccoletto.


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