Banana

Porção de 100g

  • Valor energético 98kcal
  • Carboidratos 26g
  • Proteínas 1,3g
  • Gorduras totais 0,1g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 2,0g
  • Sódio 0mg

Veja só que delícia de receita com Banana

Os Nutrientes

A banana é rica em vitamina A, B3, C, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo e uma grande fonte de potássio, com cerca de 350mg a cada 100 gramas. As versões secas da banana devem ser consumidas com moderação já que, mesmo conservando os nutrientes, a quantidade de calorias pode ser maior.

Importância para as crianças

Não é difícil ouvirmos falar que as bananas ajudam a combater as desagradáveis cãibras e essa dica, herdada das nossas avós, tem muito fundamento. Por ser fonte de potássio, a fruta ajuda a evitar as desagradáveis contrações involuntárias dos músculos.Mas, para esta finalidade precisamos ficar atentos a ingestão de magnésio e cálcio também. As bananas são sempre ótimas fontes de energia para os pequenos durante o dia!

Hora da compra

Há diversos tipos de banana disponíveis, entre as mais populares estão a maçã, a nanica, a prata, a ouro e a da terra. Embora as variedades possam ser diferentes, na hora de comprar as bananas a regra é sempre a mesma. Escolha aquelas que estão bem amarelas, com manchas escuras menores (as manchas maiores podem indicar que a fruta está passada) e livres de partes muito moles. Se desejar comprar a banana um pouco menos madura, escolha por versões levemente verdes e que estejam ainda em cachos, para conservá-las por mais tempo.

Preparo

A banana pode ser uma ótima opção de lanchinho da tarde para as crianças e uma excelente opção de sobremesa. Mesmo pura, por ser docinha e mole, a fruta agrada o paladar infantil. Para os bebês uma papinha de banana amassada pode ser uma boa pedida. Experimente também misturar a fruta com um pouco de aveia, que ajuda a regular o intestino do pequeno.

Atenção

Tome cuidado para não servir a banana passada para seu filhote, além de não fazer bem, a fruta perde alguns de seus nutrientes. As versões de bananinhas, comercializadas em lojas de doces, também não são indicadas devido ao alto teor de açúcar.

Conteúdo revisado pela Dra. Roberta Thawana


iconComentários