Beterraba

Porção de 100g

  • Valor energético 49kcal
  • Carboidratos 11,1g
  • Proteínas 1,9g
  • Gorduras totais 0,1g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 3,4g
  • Sódio 10mg

Veja só que delícia de receita com Beterraba

Os Nutrientes

Rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, magnésio, fósforo, cálcio, zinco e manganês, a beterraba é considerada “um santo remédio” para a anemia por conta de seu alto teor de ferro.

Importância para as crianças

Sabia que a beterraba é um laxante natural, excelente para os pequenos de intestino preso? Pois é, e seus benefícios não param por aí: os nutrientes ajudam a evitar o desperdício de líquidos do organismo, dão potência muscular, reforçam a estrutura óssea e equilibram as funções dos músculos e dos nervos. Além disso, as vitaminas conferem alto potencial antioxidante a esse legume tão gostoso.

Hora da compra

Para não levar “gato por lebre”, escolha beterrabas pequenas ou médias com raizes firmes, pele lisa e cor viva. Evite aquelas com manchas, batidas e áreas molhadas, murchas ou flácidas, pois estes são sinais de que as raízes estão envelhecidas, resistentes e fibrosas, não muito apetitosas para o filhote e para você.

Preparo

In natura ou cozida, é sempre uma delícia. Ralada na salada, batida na sopa, ou amassadinha no purê. A beterraba quando cozida no feijão dá um toque especial ao alimento e, ao contrário do que se acredita, não faz mal, mas é preciso comer os dois alimentos para que se aproveite ao máximo a ingestão de nutrientes. Ah, suas folhas também podem ser consumidas como salada, refogadas, na sopa, enfim, onde sua criatividade te levar!

Atenção

Alguns estudiosos dizem que toda essa eficácia da beterraba no organismo humano só é atingida quando ela é consumida no seu estado natural. Ou seja: dê preferência para seu consumo in natura.


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