Brócolis

Porção de 100g

  • Valor energético 25kcal
  • Carboidratos 4g
  • Proteínas 3,6g
  • Gorduras totais 0,3g
  • Gorduras saturadas 0,1g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 2,9g
  • Sódio 3mg

Os Nutrientes

Rico em ferro, cálcio, ácido fólico e glucosinolatos, o brócolis tem propriedades que não podem faltar na dieta das crianças. Seus nutrientes auxiliam no fortalecimento do organismo e do sistema imunológico, evitando uma série de doenças e garantindo um desenvolvimento saudável para os pequenos.

Importância para as crianças

O brócolis tem mais cálcio que o leite e, por isso, ajuda na formação e na manutenção dos ossos e dos dentes. Além disso, o legume tem muitas fibras, que melhoram o funcionamento do sistema digestivo e combatem a prisão de ventre.

Hora da compra

Quando for escolher procure os que têm folhas verdes e sem marcas, evitando os ramos de folhas amareladas.

Preparo

Tudo pode ser degustado: as folhas, flores e os talos. Se for cozinhar, utilize pouca água fervente e não tape a panela durante o preparo, que também pode ser no vapor! É um ótimo ingrediente em suflês, sopas, tortas ou sozinho, quando o filhote pode segurar pelo talo!

Atenção

Brócolis, couve-flor, couve mineira, couve de Bruxelas, mostarda e feijão apresentam uma proteína muito rica em aminoácidos sulfurados e, quando juntos na mesma refeição, podem provocar gases. Mas se forem consumidos com moderação e separados, tudo bem! A nutricionista Fernanda Sacolletto recomenda que o brócolis esteja no prato das crianças pelo menos três vezes por semana.


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