Caju

Porção de 100g

  • Valor energético 45.1kcal
  • Carboidratos 10,7g
  • Proteínas 0,4g
  • Gorduras totais g
  • Gorduras saturadas g
  • Gordura trans g
  • Fibra Alimentar 0,6g
  • Sódio 45,0mg

Veja só que delícia de receita com Caju

Os Nutrientes

Uma das propriedades nutritivas de maior destaque é a vitamina C. A fruta chega a ter essa vitamina cinco vezes mais do que a laranja. O caju também é rico em cálcio, selênio, fósforo, ferro e na vitamina B13.

Importância para as crianças

Por ser rico em Vitamina C, o caju ajuda no sistema imunológico, prevenindo algumas doenças como os resfriados, bastante comum nos pequenos. O fruto do cajueiro ainda ajuda na melhor digestão e no bom funcionamento do intestino. Além disso, a frutinha é uma boa fonte de ferro, o que ajuda a prevenir a anemia.

Hora da compra

Na hora de escolher o caju avalie aqueles que têm a cor forte, livre de manchas escuras. A fruta tem as cores vermelha, amarela ou alaranjada, a versão amarelada é a mais rica em vitamina C. A boa safra de caju costuma ser de agosto a novembro.

Preparo

Essa saborosa frutinha é ideal para um suco para o seu filhote. Mas ainda dá para preparar doces, geleias e também alguns pratos salgados.

Atenção

O caju estraga com muita facilidade. Por isso, procure comprar a fruta no mesmo dia que vai consumir, ou armazenar na geladeira por no máximo dois dias quando notar que ele está mais firme. Em excesso, o caju pode ser um alimento obstipante (que prende o intestino).

 

Conteúdo revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccoletto


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