Couve

Porção de 100g

  • Valor energético 27kcal
  • Carboidratos 4,3g
  • Proteínas 2,9g
  • Gorduras totais 0,5g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 3,1g
  • Sódio 6mg

Veja só que delícia de receita com Couve

Os Nutrientes

A couve veio de longe, lá do Mediterrâneo, e coloca no nosso prato nutrientes como cálcio e vitaminas A, C, B5 e K. Suas folhas verdinhas são da família das Brássicas, a mesma do brócolis, da couve-flor e da couve-de-bruxelas.

Importância para as crianças

Os ossos ficam mais fortes com o cálcio da couve. Esse vegetal ainda ajuda a evitar doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer (pulmão, ovário, rim). Para quem está acima do peso, essa verdura, além de ter poucas calorias, traz a sensação de saciedade.

Hora da compra

O principal tipo de couve que você vai encontrar na feira e no supermercado é a manteiga. Dê preferência às que estiverem com aspecto fresco, lisas, pouco onduladas e sem manchas ou amarelados. E evite aquelas de talo não muito firme ou com as folhas moles demais.

Conservação

A couve pode durar pouco tempo, principalmente se estiver fora da geladeira. Em temperatura ambiente, deixe-a em uma vasilha com água (só o caule dela) por um dia, como se fosse uma flor no vaso. Quer que ela dure mais? Inteira ou picada, coloque-a em um saco plástico e mantenha na geladeira por uma semana. Se for congelada, a couve fica boa por até 45 dias, mas pode perder a textura crocante, mesmo assim utilize para fazer sucos ou sopas.

Preparo

Essa hortaliça fica gostosa tanto em saladas, sopas e refogados quanto em sucos verdes combinando com outras frutas ou em smoothies com iogurte.

Atenção

Se o seu pequeno sentir gases ao comer couve crua, escolha servir a hortaliça refogadinha e deixe que ele mastigue devagar. Assim, a digestão das fibras fica mais fácil.

 

Conteúdo revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccolletto

 


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