Damasco

Porção de 100g

  • Valor energético 48,1kcal
  • Carboidratos 11,1g
  • Proteínas 1,39g
  • Gorduras totais 0,39g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 1,1g
  • Sódio 0,8mg

Veja só que delícia de receita com Damasco

Os Nutrientes

Alexandre, o Grande, foi muito importante para a história da Grécia antiga. Não só pelos povos que conquistou, mas também por ter apresentado aos gregos o damasco! De sabor docinho e ao mesmo tempo azedo essa frutinha faz um bem danado por ter as vitaminas A, C, B3, B9, B5 e K, magnésio e betacaroteno.

Importância para as crianças

A versão seca do damasco, mais consumida aqui no Brasil, tem bastante fibras e ajuda no combate da prisão de ventre, além de controlar o colesterol. Já a vitamina A da fruta faz bem para a saúde dos olhos. Alguns estudos também falam que o consumo do damasco está relacionado à prevenção de alguns tipos de câncer e de doenças do coração.

Hora da compra

Quando a gente encontra o damasco fresco na feira ou no supermercado ele geralmente é importado de outro país, já que o clima no Brasil não permite, na maioria das vezes, o cultivo dessa frutinha. O tipo que encontramos por aqui é o seco mesmo, que está disponível em qualquer época do ano.

Damasco fresco: não pode ser muito claro e deve estar com a cor laranja intensa e textura macia.

Damasco seco: a cor costuma ser de um laranja mais escuro e o tamanho, maior ou menor, é associado ao quanto a fruta foi desidratada (as mais gordinhas contém mais água).

Conservação
A indicação é de que você compre o damasco fresco pouco antes de consumir, já que a fruta costuma durar no máximo 5 dias na geladeira. A versão seca dura mais (cerca de 24 meses depois da data de fabricação) e pode ser guardada em potinhos, em temperatura ambiente. Se quiser reidratar um pouco o damasco seco, coloque-o em um copo com água por algumas horas.

Preparo

O damasco fresco é indicado para o consumo in natura. A versão seca da fruta pode ser servida como petisco ou um risoto fazendo par com o queijo brie, por exemplo. Dá também para preparar uma papinha com ele, depois de reidratá-lo com água filtrada.

Atenção

O damasco contém muitas fibras e não é indicado para os pequenos e os adultos que estão com diarreia. Por ter um alto nível de sacarose essa também não é uma frutinha indicada para quem sofre de diabetes.

 

 

Conteúdo revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccolletto

 

 

 


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