Ervilha

Porção de 100g

  • Valor energético 88kcal
  • Carboidratos 14,2g
  • Proteínas 7,5g
  • Gorduras totais 0,5g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 9,7g
  • Sódio 0mg

Veja só que delícia de receita com Ervilha

Os Nutrientes

Pequenina, verdinha e poderosa! A ervilha tem cálcio, ferro, enxofre, potássio, ômega 3, antioxidantes, proteínas, carboidratos e as vitaminas A, C, E, K e do complexo B.

Importância para as crianças

A ervilha ajuda na cicatrização das feridas dos pequenos, na formação dos ossos e traz energia. O legume é um bom regulador do colesterol ruim (LDL), faz bem ao coração e tem fácil digestão!

Hora da compra

É bem comum encontrar no supermercado a ervilha na latinha, mas esse não é o tipo mais recomendado para o seu pequeno. Isso porque, durante o processo de conserva, é possível que ela perca alguns dos seus nutrientes, além de ganhar mais sódio. O melhor mesmo é escolher a ervilha fresca, que pode ser de dois tipos: ervilha-torta, que também comemos a vagem quando cozida e a ervilha-de-debulhar, que consumimos só o grão. Na hora de escolher, a vagem da ervilha tem que estar fresca, limpa e ser tenra, de cor verde-clara e um pouco transparente. Quando frescos, os grãos são bem formados, e cobertos por uma película tenra e brilhante. Para saber se estão frescos mesmo, rasgue um pouquinho a vagem. Não compre vagens com manchas escuras ou partes secas, pois isso indica que as ervilhas já estão passadas. Quando maduros demais, os grãos ficam duros, secos e perderem parte do sabor. As secas não devem ser muito quebradas nem ter excesso de sujeiras.

Como conservar

Debulhe a ervilha fresca e coloque-a em um saco plástico na gaveta da geladeira. Se quiser guardar por mais tempo, faça um pré-cozimento: ferva as ervilhas com um pouco de água por 3 minutos e em seguida, guarde em um recipiente que feche bem, mantendo uma parte do líquido em que foram fervidas (o cozimento deve ser completado na hora do uso). A ervilha fresca pode ficar na geladeira por 1 semana. Mas, assim como a maioria dos alimentos, a ervilha quando congelada pode perder alguns de seus nutrientes.O seu período de safra é de junho a agosto.

Preparo

Na sopa, no creme, na papinha, no omelete ou na panqueca recheada, a ervilha combina muito com o papá das crianças. Dá ainda para incrementar o arroz, o cuscuz e outras receitas com a verdinha que é conhecida como ouro verde!

Atenção

Procure servir a ervilha para o seu filho de até 2 anos como papinha, purê ou sopa. Por ser pequeno, o legume em formato de bolinha pode provocar engasgos nas crianças . É bom sempre ficar de olho!

Para a hora do papá

Conhece a história A Princesa e a Ervilha? Um príncipe sai em busca de uma princesa de verdade para se casar e só a descobre por causa de uma ervilha! Essa fábula é ótima para ensinar as crianças a importância de dizer a verdade e sobretudo não julgar os outros pela aparência. E uma boa oportunidade para apresentar o legume enquanto conta a historinha.

Conteúdo revisado pela nutricionista Fernanda Saccoletto

 


iconComentários