Figo

Porção de 100g

  • Valor energético 41kcal
  • Carboidratos 10,2g
  • Proteínas 1,0g
  • Gorduras totais 0,2g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 1,8g
  • Sódio 0mg

Veja só que delícia de receita com Figo

Os Nutrientes

Os figos são ricos em polifenóis, carotenos, luteína, taninos, ácido clorogênico e em flavonoides. Além disso, a fruta concentra as vitaminas K, E e A, do Complexo B, piridoxina, niacina, folatos e ácido pantotênico. Quando secos, os figos passam a ser mais ricos em minerais, tornando-se uma fonte incrível de cobre, cálcio, manganês, selênio, zinco e potássio. Cem gramas de figos secos chegam a ter mais de 230 mg de potássio.

Importância para as crianças

Combatentes incansáveis dos radicais livres e oxidação celular, os nutrientes do figo ajudam a prevenir infecções, diabetes, doenças degenerativas e câncer. O cobre é primordial para a produção de células vermelhas; já o ferro, para a boa formação destas células. Além disso, os minerais têm grande importância para equilibrar os fluídos nas células e no organismo, o que ajuda a regular as pressões cardíaca e sanguínea.

Hora da compra

Quanto mais “roxo” for o figo, maior é o fornecimento de nutriente. Mas, cuidado com os que estão muito maduros, quase desmanchando: se estiver se desfazendo com muita facilidade, a fruta está passada. Sempre escolha figos que tenham a casca sem manchas ou machucados, mas que tenham a parte da pele enrrugadinha e, em baixo, uma pequena abertura: esses, sim, estão prontos para dar para o filhote!

Preparo

Para os pequenos em introdução alimentar, o figo é uma fruta macia e prática de oferecer: é só abrir a fruta com as mãos e raspar com a colher de chá! Experimente também em sucos, grelhado com um fio de azeite e seco em saladas, tortas e sobremesas!

Atenção

Para um lanchinho, duas unidades são suficientes! Ah, e sempre evite os figos cristalizados, pois eles têm muito açúcar.

Conteúdo revisado pela nutricionista, Dra. Fernanda Saccoletto


iconComentários