Inhame

Porção de 100g

  • Valor energético 97kcal
  • Carboidratos 23,2g
  • Proteínas 2,1g
  • Gorduras totais 0,2g
  • Gorduras saturadas 0,1g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 1,7g
  • Sódio 0mg

Os Nutrientes

Com casca grossa e polpa branca, o inhame é rico em carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e potássio. Essa raiz também concentra muitas fibras e poucas gorduras.

Importância para as crianças

Conhecido por ajudar a melhorar o sistema imunológico das crianças, o inhame tem ação anti-inflamatória, antioxidante e deixa a meninada com mais energia. Além de ter boas quantidades de vitamina C, que dão uma força no combate e na prevenção da gripe.

Hora da compra

Procure escolher os inhames que estiverem mais firmes, mas não muito duros. Eles também não devem estar enrugados demais, esburacados, com fissuras ou machucados. Os grandes e gordos são os que estão mais velhos e mais difíceis de serem cozidos. Prefira os menores.

Preparo

O sabor do inhame pode ficar bem parecido com o da batata, por isso o ingrediente muitas vezes substitui o tubérculo em algumas receitinhas! Dá para fazer sopa de inhame, papinha, chips assados, suco, purê ou cozido, como batata na salada.

Atenção

O inhame cru tem baixas doses de ácido oxálico, o que não chega a ser tóxico. Mas é melhor cozinhar a raiz antes de consumir. Assim como o espinafre cru, o inhame cru também se consumido com outros alimentos pode diminuir a absorção de nutrientes como cálcio e ferro.

Revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccoletto


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