Jabuticaba

Porção de 100g

  • Valor energético 58,1kcal
  • Carboidratos 15,3g
  • Proteínas 0,6g
  • Gorduras totais 0,1g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 2,3g
  • Sódio n/amg

Veja só que delícia de receita com Jabuticaba

Os Nutrientes

A jabuticaba é uma fruta tão brasileira que seu nome tem origem Tupi. Já o seu significado ainda é um mistério, podendo ser: “frutas em botão”, “gordura de jabuti” – possivelmente por causa da aparência de sua polpa – ou “lugar do jabuti” – pelo fato desses animais se reunirem embaixo da jabuticabeira para comerem seus frutos. Sua polpa contém cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitamina C e niacina, uma vitamina do complexo B. Já a casca contém grandes quantidades de fibras e antioxidantes.

Importância para as crianças

A polpa possui minerais e vitaminas importantes para a formação dos ossos, para a imunidade e que auxiliam na prevenção da anemia. A niacina ainda ajuda na digestão e a eliminar toxinas. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da casca ajudam na prevenção de diabetes tipo 2, obesidade e câncer. Suas fibras atuam no controle dos níveis de colesterol no sangue.

Hora da compra

Escolha as frutas maiores, com consistência firme, casca brilhante, lisa e sem machucados ou rachaduras, de cor preta ou roxo-escura.

Conservação
A jabuticaba não dura muito depois de madura. Quando comprada no mercado, conserva-se por 2 a 3 dias. Se você conseguir obtê-la diretamente do pé, ela pode resistir até 10 dias na geladeira em um pote bem fechado. Também pode ser congelada e consumida ainda em gelo. Deixe para lavar apenas quando for consumi-la, evitando que a umidade acelere sua deterioração.

Preparo

Além da fruta in natura, a jabuticaba também pode ser consumida na forma de geleia, suco, sorvete, vinagre, além de preparações alcoólicas que passam bem longe dos nossos filhotes. Seu molho fica delicioso como acompanhamento de carnes de boi e de porco.
Para aproveitar ao máximo suas propriedades antioxidantes, é importante que sua casca seja incluída no preparo das receitas, podendo ser batida junto com a polpa ou adicionada no preparo da geleia.

Atenção

Revisado pela nutricionista Fernanda Saccoletto


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