Limão

Porção de 100g

  • Valor energético 32kcal
  • Carboidratos 11,1g
  • Proteínas 0,9g
  • Gorduras totais 0,1g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 1,2g
  • Sódio 1mg

Veja só que delícia de receita com Limão

Os Nutrientes

Como todas as frutas cítricas, o limão é uma ótima fonte de ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C - o que dá aquele sabor azedinho especial, e contém uma grande variedade de fitoquímicos e flavonoides. Os limões são boas fontes de potássio, e aumentam a absorção do ferro quando associado à alimentos que contenham este mineral.

Importância para as crianças

O limão é um bom desintoxicante e descongestionante do organismo. Também antisséptico, é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas. Trata-se de um tonificador geral e combate a fermentação e os gases.A vitamina C, presente na fruta, ajuda ainda a turbinar o sistema imunológico.

Hora da compra

Dê preferência para as frutas que tenham a coloração mais clara, tipo verde-limão, de casca bem lisinha e brilhante. Aperte levemente cada um e escolha os que estão um pouco mais macios - não muito duros (secos, sem suco) nem muito moles (estragados).

Preparo

Na salada, para temperar peixes e frangos, no suco, na papinha. O limão cai bem em todas as preparações, pois dá aquele gostinho de frescor, de leveza aos alimentos. Para os pequenos em introdução alimentar, procure não oferecer a fruta pura, pois o azedo pode não ser bem aceito pelo filhote.

Atenção

Além de todos os seus benefícios, o limão também serve de conservante natural para frutas e legumes que escurecem após cortados (como a batata, a berinjela, a maçã e a banana). Basta pingar algumas gotas diretamente no alimento ou na água na qual o alimento será conservado. Mas, atenção: por ser rico em vitamina C, pode causar mal estar no estômago de quem é sensível ao ácido cítrico. Já seu sumo, quando em contato com a pele exposta ao sol, pode provocar queimaduras. Por isso, recomendamos lavar muito bem as mãos depois de manipular limões, faça chuva ou faça sol! 

Conteúdo revisado pela nutricionista, Dra. Roberta Tawana


iconComentários