Melancia

Porção de 100g

  • Valor energético 30kcal
  • Carboidratos 8g
  • Proteínas 0,6g
  • Gorduras totais 0,2g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 0,4g
  • Sódio 1mg

Veja só que delícia de receita com Melancia

Os Nutrientes

Docinha e perfeita para os dias mais quentes, a melancia tem mais propriedades nutritivas do que a gente imagina: bons níveis de vitamina A, C, B5 e B6, além de potássio, ferro e magnésio e uma ótima função antioxidante.

Importância para as crianças

A melancia é uma ótima fonte de hidratação por conter muita água e, também, ajuda na prevenção de infecções urinárias, problemas renais, aumenta o sistema imunológico e contribui para a saúde dos olhos, por conta da presença da vitamina A. É uma boa opção para aliviar a acidez estomacal.

Hora da compra

Existem, aproximadamente, 300 tipos de melancias em todo o mundo, mas o que costuma diferenciar uma fruta da outra é ter ou não semente e seu tamanho (grande ou baby). Na hora da compra vale a mesma regra para todas, escolha aquelas que têm casca brilhante e sem manchas escuras. Para as versões cortadas, prefira as que estão vermelhas e com as bordas brancas mais finas.

Preparo

A melancia é docinha, colorida e costuma agradar bastante o paladar das crianças. Uma boa pedida é preparar um suco com a fruta (você não precisa colocar água nem açúcar), fazer uma saborosa salada de frutas ou servi-la in natura depois do almoço, já que ela também ajuda na digestão. Quer uma dica de suco? Experimente melancia com capim cidreira!

Atenção

A melancia é uma fruta com alto índice glicêmico, por isso, deve ser consumida com moderação pelos diabéticos e sempre depois de outra refeição ,nunca em jejum.

Conteúdo revisado pela nutricionista  Dra. Fernanda Saccoletto.

 


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