Melão

Porção de 100g

  • Valor energético 29kcal
  • Carboidratos 7,5g
  • Proteínas 0,7g
  • Gorduras totais 0g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 0,3g
  • Sódio 11mg

Veja só que delícia de receita com Melão

Os Nutrientes

Você sabia que o melão pode ajudar a hidratar o seu filhote? Essa frutinha tem 80% de água em sua composição, além de nutrientes que fazem muito bem: potássio, cálcio, magnésio e vitamina A, do complexo B e C.

Importância para as crianças

O melão é rico em bioflavonóides, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Ele ainda regula o intestino da garotada e pode ser diurético. Depois das brincadeiras e do exercício físico, a fruta também ajuda a repor o potássio.

Hora da compra

Existem muitos tipos de melão disponíveis nos supermercados e nas feiras, mas a maneira de escolher é a mesma. Verifique a cor da casca e pressione a parte inferior do melão (o umbigo) com o dedo. Se ele ceder à essa pressão, significa que está pronto para o consumo. As variedades mais comuns são:

Melão comum (amarelo): é o mais encontrado e o mais firme, tem a casca amarela e a polpa branca.

Melão Orange: tem a polpa alaranjada e a casca esbranquiçada.

Melão Gália: a casca desse tipo é esverdeada e tem aspecto rendada. Por dentro, ele tem a polpa esverdeada e o aroma mais intenso.

Melão Cantalupe: esse também é verde por fora, mas a polpa tem uma cor laranja bem forte.

Conservação

Se você comprar um melão que já está maduro, o ideal é consumir o mais rápido que puder, porque ele estraga facilmente. Depois de cortada, deixe a fruta em um pote fechado dentro da geladeira, onde ela pode durar por até 5 dias.

Preparo

O melão pode ser um dos ingredientes da salada de frutas. Experimente cortá-lo em bolinhas com a ajuda de um cortador especial e dar para o seu pequeno (mas só depois que ele tiver 1 aninho, para não engasgar. E mesmo assim fique de olho!). Sucos, sopinhas refrescantes ou papinhas também ficam ótimas com melão.

Atenção

O melão é um dos alimentos que podem facilmente causar alergia nas crianças e nos adultos. Se o seu filho está provando a frutinha pela primeira vez fique atento aos sintomas: inchaço nos lábios, coceira na garganta, ouvidos, vermelhidão na pele ou, em casos mais graves, choque anafilático. Observando qualquer reação alérgica, suspenda o consumo e consulte o pediatra.

 

Revisado pela nutricionista Fernanda Saccoletto


iconComentários