Milho

Porção de 100g

  • Valor energético 138kcal
  • Carboidratos 28,6g
  • Proteínas 6,6g
  • Gorduras totais 1g
  • Gorduras saturadas 0,2g
  • Gordura trans g
  • Fibra Alimentar 3,9g
  • Sódio 1,1mg

Veja só que delícia de receita com Milho

Os Nutrientes

Aqui no Brasil a gente só conhece o milho amarelo e o branco, mas em outras partes do mundo dá para encontrar esse mesmo cereal nas cores vermelho, azul, preto e rosa. Todos eles são ricos em carboidratos, ferro, fósforo, potássio e zinco, vitaminas B1 e B2, vitamina E e fibras.

Importância para as crianças

Por ser uma ótima fonte de carboidrato, o milho traz muita energia para os pequenos na hora das brincadeiras. Suas fibras ajudam o bom funcionamento do intestino, a prevenção da obesidade infantil e o controle dos níveis de colesterol e glicemia.

Hora da compra

Você pode encontrar milho em diversas versões: fresco, seco (bom para fazer pipoca), seco e quebrado em pedaços pequenos (canjiquinha e quirera, são o mesmo tipo, depende do estado do Brasil), branco e sem casca (canjica), e o cozido, em lata ou congelado. A melhor época do fresco é de janeiro a maio. Já o seco é encontrado durante todo o ano.

Espigas frescas: escolha aquelas que têm palha verde e não estão totalmente secas. Quanto mais gordinhos forem os grãos, mais macios eles serão.

Milho seco: os grãos devem estar lisos, amarelinhos, inteiros e sem manchas.

Milho seco quebrado: tem tamanho menor do que a canjica, os melhores são bem branquinhos e sem manchas.

Milho branco: não leve para casa os que estiverem com manchas, escuros ou quebrados.

Milho cozido: prefira os que são conservados somente em água e sal ou os congelados.

Conservação

Para armazenar o milho fresco em casa, cozinhe-o no dia da compra, espere esfriar e, com a ajuda de uma faca, tire os grãos e guarde-os num pote fechado dentro da geladeira. Se não der para cozinhar no mesmo dia, deixe-os com a casca, dentro de sacos plásticos, e mantenha-os também na geladeira.

Preparo

Tire o milho da casca e toda a palha e fios em volta dele. Cozinhe-o em água numa panela de pressão. Cerca de 15 minutos depois que começar a chiar, apague o fogo e espere esfriar. O tempo de cozimento sempre vai depender do tipo de fogão. Se preferir fazer na panela normal, cozinhe por cerca de 1 hora ou até os grãos ficarem macios. Espete com um garfo para testar o ponto de cozimento. Com os vários tipos de milho você pode fazer pamonha, curau, creme de milho, canjica, bolo, suflês e sopas.

Atenção

Por ser um alimento pequeno e mais fácil de engasgar, é melhor servir os grãos inteiros para as crianças que já sabem mastigar bem, a partir dos 12 meses de idade. Para os menores, prepare cremes ou sopas.

 

 

Revisado pela nutricionista Fernanda Saccoletto


iconComentários