Rabanete

Porção de 100g

  • Valor energético 14kcal
  • Carboidratos 2,7g
  • Proteínas 1,4g
  • Gorduras totais 0,1g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 2,2g
  • Sódio 11mg

Veja só que delícia de receita com Rabanete

Os Nutrientes

Sabe qual era o papá favorito do pessoal que construiu as pirâmides do Egito? Rabanetes com cebola e alho. Sim, essa raiz já passeou bastante pela história antes de chegar até a nossa mesa carregada de nutrientes: vitamina C, fósforo e fibras.

Importância para as crianças

Algumas fatias de rabanete na salada da criançada podem ajudar a proteger o organismo contra infecções, melhorar a absorção de ferro (evitando a anemia) e manter a saúde dos ossos e dentes em dia. As substâncias antioxidantes dessa raiz também reduzem os riscos de vários tipos de câncer, como o de pulmão.

Hora da compra

O rabanete pode ter a casca branca (tipo japonês), vermelha ou das duas cores, e ter o formato arredondado, oval ou alongado. A diferença entre eles está na quantidade de antioxidantes: o vermelho é o campeão. Aqui no Brasil a gente acha mais o tipo vermelhinho e arredondado. Na hora de escolher, procure os que não estejam duros demais nem esponjosos. Eles têm que ter cor uniforme, sem manchas ou rachaduras. Se estiver junto com as folhas, vale a pena reparar na cor delas: devem estar bem verdinhas, o que significa que está fresco. A boa safra vai de junho até dezembro.

Conservação
Retire as folhas do maço, limpe com um pano úmido e guarde o rabanete em um saco plástico dentro da geladeira, onde ele pode durar até 15 dias.

Preparo

O rabanete cru dá um sabor e uma corzinha toda especial à salada com pepino e tomate ou ao sanduíche da meninada. Cozidos, eles são mais indicados para fazer picles, e aí ganham um sabor menos picante.

Atenção

O rabanete pode ter efeito estimulante durante a digestão e causar desconforto para quem tem úlcera ou gastrite. A raiz também não é indicada para pessoas com doença da tireoide, por atrapalhar a absorção do iodo.

Conteúdo revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccolletto

 

 

 


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