Tangerina

Porção de 100g

  • Valor energético 53kcal
  • Carboidratos 13g
  • Proteínas 1,2g
  • Gorduras totais 8,4g
  • Gorduras saturadas 2,3g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 6,3g
  • Sódio 2mg

Os Nutrientes

Qual dessas frutas cítricas seu filho prefere: ponkan, morgote ou mexerica? Sabia que todas elas são da família da tangerina, cheias de vitamina C, fibras e com poderes antioxidantes?

Importância para as crianças

Ponkan: seus gomos são maiores, é superfácil de descascar e boa para comer in natura ou na salada. Seu bagaço contém fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor.

Morgote: é como se fosse a filha do casamento entre a laranja e a tangerina. Boa para fazer sucos, porque é bem docinha. Só que tem mais sementinhas do que as outras, por isso é bom ficar de olho na hora de dar para o seu pequeno.

Mexerica carioquinha: as crianças costumam adorar, por ser menor e ter um cheiro gostoso, que a gente sente de longe! Mas ela é um pouco mais ácida do que a ponkan.

Hora da compra

Todos os tipos de tangerina são fáceis de agradar. As mães gostam por ser boa de levar para qualquer lugar e descascar. E as crianças, por causa do sabor da fruta.

Ponkan: dê preferência para as que estão com o bico mais firme, brilhantes e sem manchas ou amassados. A safra vai de maio a julho.

Morgote: leve para casa as de cor forte (quanto mais alaranjada, melhor), sem manchas ou amassados. A época boa para essa variedade é de agosto a novembro.

Mexerica carioquinha: escolha as mais durinhas, porque amadurecem mais rápido. Dá para encontrar a mexerica durante os meses de junho a setembro.

Preparo

Com a tangerina dá para fazer suquinhos, saladas, pudim (substituindo o leite pelo suco da fruta), geleia, bolos e molhos para o seu filhote ou mesmo dar a fruta in natura.

Atenção

Por ser uma fruta cítrica mais ácida, algumas mães preferem dar a tangerina para o seu bebê a partir de 1 ano. Converse com o pediatra a respeito.

Revisado pelas nutricionistas Fernanda Saccoletto e Roberta Thawana 


iconComentários