Tomate

Porção de 100g

  • Valor energético 15kcal
  • Carboidratos 3,1g
  • Proteínas 1,1g
  • Gorduras totais 0,2g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 1,2g
  • Sódio 1mg

Veja só que delícia de receita com Tomate

Os Nutrientes

Quando o tomate chegou às terras da Europa, a população não imaginava que aquele seria o ingrediente principal da culinária italiana, pelo contrário, por muito tempo os europeus o consideravam um fruto venenoso. Mas, essa lenda foi logo desmistificada quando foram descobertos os vários nutrientes desta fruta. O tomate é rico em vitamina A, B e C, potássio e minerais como o cálcio.

Importância para as crianças

As vitaminas do tomate ajudam na visão, no crescimento dos ossos e ainda aumentam o sistema imunológico dos pequenos. O licopeno, responsável pela cor vermelha da fruta, também é positivo para prevenção de várias doenças como as cardiovasculares e pode até mesmo reduzir as chances de câncer de próstata na vida adulta.

Hora da compra

Nas feiras e supermercados há uma grande variedade de tomates. Na hora de comprar é importante estar atenta a quais são os melhores para as receitas. Os tipos carmem, caqui (excelente para vinagrete), holandês e cereja são ideais para as saladas, já o italiano e débora, por serem mais carnudos, são indicados para os molhos.

Preparo

O tomate é muito consumido no mundo todo e tem ótima versatilidade na cozinha. Dá para preparar molho, sopa, saladas das mais diferentes formas, sucos, risotos, como tempero no feijão ou mesmo recheado.

Atenção

O tomate pode ser incluído no cardápio dos pequenos  a partir dos 6 meses, quando os papais  começam a iniciar papas salgadas.

 

 

Conteúdo revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccolletto

 


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