Lancheira afetiva: sugestão de cardápio

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Tem tantas maneiras de demostrar afeto através do cuidado… Pensar e preparar o que os filhotes vão comer, com certeza, é uma delas! Mas, muitas vezes, a gente fica sem saber o que pôr na lancheira . Um verdadeiro sufoco na hora de preparar as crianças para mais um dia de escola. A mamãe do Pequeno Gourmet e as nutricionistas Fernanda Saccoletto e Mariana Vilela Strang criaram um cardápio para facilitar a sua vida! Anote o que precisa comprar para uma semana de lanchinhos e convide as crianças para irem ao supermercado junto com você. Quando chegarem em casa, limpe a lancheira  e peça ajuda para deixar o recreio mais gostoso. Ao ter contato com o alimento, as crianças acabam ficando mais curiosas e também com mais vontade de experimentar o que foi preparado.

Lista de compras

  • Iogurtes (sempre dê preferência aos naturais)
  • Mel
  • Aveia em flocos
  • Mix de frutas secas (damasco e tâmara)
  • Mix de frutas desidratadas (maçã e banana)
  • Bisnaguinha integral
  • Queijo branco
  • Geleia sem açúcar
  • Pasta de castanha (amendoim, amêndoas…)
  • Suco de uva integral
  • Bolo de cenoura
  • Legumes: 1 cenoura e 1 pepino
  • Frutas da estação: abacate, atemoia, carambola, kiwi, laranja-pera, morango, mexerica, mamão formosa, maçã fuji

Cardápio para 1 semana

DiaLanchinhoComo embalar
11 fruta + 1 pote de iogurte natural + 1 colher chá de mel (para crianças com mais de 1 ano) + 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (bata o iogurte com mel e aveia no liquidificador).coloque o iogurte batido em uma garrafinha térmica e a frutinha embalada em filme de PVC ou picada dentro de um potinho.
2suco de fruta natural (pode ser o de uva integral, que é saudável e prático) + 1 sanduíche de pão integral com queijo branco ou com pasta de castanhas (boa opção para os alérgicos à proteína do leite).o suco deve ser colocado em uma garrafinha térmica e o lanchinho embrulhado em filme de PVC ou papel-alumínio.
31 fruta + sanduíche com 4 bolachas de arroz e geleia sem açúcar (faça o sanduíche com 2 bolachas de cada vez) + chá gelado.os biscoitos em um potinho que feche bem; a fruta em filme de PVC ou, se for picada, em outro potinho com tampa; e o chá na garrafinha térmica.
41 xícara (chá) de pipoca de panela + 1 fruta + 200 ml de água de coco.a fruta em filme de PVC ou, se for picada, em um potinho com tampa; a pipoca em outro pote com tampa; e a água de coco em uma garrafinha térmica.
51 fruta + 1 pote de iogurte natural + 1 colher chá de mel (para crianças com mais de 1 ano) + 1 punhado de mix de frutas secas como damascos e tâmaras ou frutas desidratadas, maçã e banana (para crianças a partir dos 9 meses). a fruta em filme de PVC ou, se for picada, em um potinho com tampa, assim como o mix de frutas secas ou desidratadas. E o iogurte na garrafinha térmica.
61 fruta + 1 pedaço de bolo simples (integral de preferência) +
palitinhos de cenoura e pepino com pasta de ricota + água de coco
a fruta em filme de PVC ou, se for picada, em um potinho com tampa; a bebida em uma garrafinha térmica (ou já vem pronta). O bolo pode ser em um pote de plástico ( se embalar no papel filme ou alumínio pode amassar), os palitinhos de legumes podem ser no papel alumínio, e pasta de ricota separada em outro pote.
Coloque tudo na lancheira térmica.

 

Veja mais:

Lancheira: 13 soluções para as dúvidas mais comuns dos pais

Lancheira saudável com a nutricionista Carina Muller

Fugindo dos conservantes

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER