Açúcar em excesso causa sobrepeso e pode deixar seu filho doente!

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Aqui no Pequeno Gourmet, a gente sabe que muitas crianças têm preferência por papás mais doces, mas esse sabor pode vir de frutas e alimentos naturais e não dos industrializados que, principalmente em excesso, fazem muito mal.

Uma recente pesquisa norte-americana, publicada na revista Jamal Internal Medicine, fala que o excesso de açúcar no organismo pode provocar não só o sobrepeso, como também ajudar no desenvolvimento de algumas doenças crônicas e cardiovasculares, em adultos e em crianças.

Segundo os pesquisadores, o açúcar que faz mal é principalmente aquele que vem dos produtos industrializados: sucos de caixinha e sobremesas lácteas são alguns dos exemplos que realmente causam prejuízos à saúde. Enquanto que o doce das frutas e sucos naturais são apontados como seguros.

A quantidade de açúcar permitida por dia

Vale a pena ficar atenta às recomendações sobre o consumo de açúcar entre os papais e os pequenos. Confira:

Na medida certa: a Organização Mundial da Saúde (OMS), no novo guia com recomendações de consumo de açúcar , sugere que a ingestão de açúcar seja de até 10% das calorias consumidas diariamente em uma dieta saudável. Mas, se esse número cair para 5% das calorias, ou 25g de açúcar por dia, os resultados para a saúde podem ser ainda melhores.

Atenção especial aos bebês: os pequenos menores de 2 anos não precisam e nem devem consumir açúcar. Isso porque outras fontes de carboidrato como os tubérculos (batata, mandioquinha), os grãos (arroz, milho), leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico) e trigo integral, que a criança consome neste período podem ser utilizados como fonte de energia. A restrição ao açúcar nessa idade vale tanto para docinhos como para os sucos em caixinha e bolinhos industrializados, que também contém açúcar na composição.

Para dar adoçar com saúde: a dica da Dra. Danielle Fava, nutricionista especializada em família com ênfase em gestantes e crianças, é usar frutas como a ameixa e a maçã na preparação de alguns pratinhos, assim eles ficam com gosto de docinho!

Prefira as frutas: por conter fibras, as frutinhas têm o índice glicêmico mais controlado, por isso a quantidade de consumo em relação ao açúcar é maior. Por dia, adultos e crianças podem comer de 3 a 4 porções! Que tal, então, dar para o filhote uma salada de frutas ao invés do chocolate?

Mantenha o controle: de acordo a Dra. Danielle, fica difícil mensurar os 5% recomendáveis de açúcar por dia nos alimentos industrializados, já que o açúcar pode estar disfarçado no rótulo como glicose, xarope e dextrose, entre outros. O ideal nesses casos é então evitar ao máximo o consumo destes produtos. Uma boa dica também é conferir a tabela nutricional, via de regra, o primeiro nutriente da listinha é o que aparece em maior quantidade no produto, logo, se ele for o açúcar, fica claro que as quantidades são exageradas.

As exceções: se o seu filho tem diabetes, hipoglicemia, ou outro tipo de doença que mantenha os níveis de açúcar alterados no sangue, procure  ajuda médica para saber qual a quantidade de açúcar recomendada para ele, inclusive a quantidade de frutas.

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