A importância da alimentação adequada na primeira infância

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

O Pequeno Gourmet adora incentivar a alimentação saudável desde quando os filhos ainda estão na barriga da mamãe e durante toda a primeira infância. Por isso estamos sempre atrás de estudos que reforcem a importância da nutrição balanceada. A pediatra, Dra. Virgínia Resende Silva Weffort, afirma que a alimentação está ligada a emoções, simbolismos e influências socioeconômicas e culturais e que comer bem não é o mesmo que comer muito ou pouco. E nós concordamos com essa afirmação!  Ela também destaca que cuidar do corpo que cresce é saber escolher os alimentos para manter um equilíbrio entre calorias ingeridas e gastas, garantindo os extras necessários para o aumento da velocidade de crescimento e desenvolvimento mental e motor adequado.

O alimento na prevenção de doenças

Dra. Virgínia diz que a alimentação influi na saúde da criança e a nutrição está diretamente relacionada à cura e/ou prevenção de diversos tipos de doenças e que estudos relacionam fatores nutricionais e metabólicos, em fases iniciais do desenvolvimento humano, com as más práticas de alimentação no primeiro ano de vida e o desenvolvimento futuro de obesidade.

Erros alimentares na primeira infância

Os principais erros alimentares estão relacionados com o desmame precoce e a introdução inadequada da alimentação complementar. O Ministério da Saúde publicou em 2010 a versão mais atualizada do guia alimentar para crianças menores de 2 anos, o qual se seguido à risca, favorece o desenvolvimento de excelentes hábitos alimentares. A saúde e a longevidade são definidas durante os primeiros períodos de desenvolvimento na fase intrauterina e no primeiro ano de vida. “A nutrição tem primordial importância neste processo. Sabe-se que doenças do adulto possuem raízes na infância e a desnutrição intrauterina pode favorecer o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e hipertensão na idade adulta”, alerta a nutricionista alagoana Pollyanna Fernandes Patriota, que pesquisa há quase dez anos sobre alimentação infantil.

Confira o artigo da Dra. Virgínia na íntegra, aqui, e entenda mais sobre o assunto com essa médica que é Doutora em Pediatria pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Professora adjunta da Disciplina de Pediatria e do Curso de Pós-graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Pediatra nutróloga pela SBP/ABRAN e Presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SBP.

A nutricionista Pollyanna Fernandes Patriota, graduada pela Ufal, é mestre em Saúde Materno-infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira e, atualmente, professora da Universidade Federal do Triangulo Mineiro.

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER