Cuidados com o consumo (lento) de ovos de Páscoa de colher

Postado por Mamãe

A variedade de ovos de Páscoa no Brasil é muito grande, incluindo os que se come de colher. A produção deste tipo de ovo de chocolate, ainda é bem caseira. Pequenas indústrias ou donas de casa se encarregam de criar as suas versões e propagar pelas redes sociais, aumentando sua renda nesta época do ano.

Porém, achei válidas as questões levantadas pela engenheira de alimentos, Graziela Junqueira, autora do artigo:

“- Produções caseiras de ovos de chocolate sempre existiram, mas envolviam basicamente a têmpera do chocolate e recheios açucarados, usados no meio da casca ou do bombom. Para rechear os ovos de colher, itens com maior susceptibilidade à contaminação microbiológica tem sido usados, como doces cremosos, grandes quantidades de creme de leite e frutas frescas, requerendo maiores cuidados com a higiene. Existe informação suficiente para que as produções caseiras sejam seguras?”

– “O prazo de validade desses produtos certamente é menor que o ovo tradicional e a condição de armazenamento também requer maiores cuidados (pensando que alguns usam até frutas frescas). Como regular a produção caseira e a entrega dos pedidos? Como garantir que sua encomenda está fresca?”

– “Ao iniciar o consumo, se a mesma colher for usada repetidamente, os microrganismos da saliva (principalmente, Staphylococcus aureus) serão introduzidos no recheio. Qual o risco de toxinfecção alimentar?”

– “A RDC 259/2002 traz no item 6.7.1: “Quando necessário, o rótulo deve conter as instruções sobre o modo apropriado de uso, incluídos a reconstituição, o descongelamento ou o tratamento que deve ser dado pelo consumidor para o uso correto do produto.” Mesmo nos rótulos dos ovos de colher industrializados, não deveriam existir instruções de consumo?”

Embora o Pequeno Gourmet opte pelo consumo moderado de chocolate pelas crianças durante a Páscoa, vale a pena compartilhar as dicas dadas pela autora do artigo para minimizar os riscos de contaminação no consumo deste tipo de ovos de Páscoa:

– Dê preferência para pessoas com experiência no ramo e que cumpram os requisitos básicos de higiene;

– Adquira, sempre, ovos de Páscoa pequenos , para serem consumidos em uma única vez ou em poucos dias.

– Evite repetir o uso de uma colher que já teve contato com a saliva. Use várias para consumir este tipo de produto.

– Ao encomendar seu ovo de colher, certifique-se de que seja uma produção recente e informar-se a respeito da data de produção e validade.

 

 

 

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER