Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/peque568/public_html/wp-includes/formatting.php on line 4342

Dia Mundial da Saúde 2016: OMS convoca ação global para derrotar o diabetes

Postado por Mamãe

No dia 07 de abril celebra-se o Dia Mundial da Saúde. O tema deste ano, escolhido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) foi o diabetes. Segundo o relatório apresentado nesta quinta-feira, 422 milhões de adultos convivem com a doença, a maioria em países em desenvolvimento. Sendo sobrepeso e obesidade, os principais fatores de risco.

A OMS sugere expandir a promoção de ambientes mais saudáveis para minimizar os fatores de risco, como sedentarismo e má alimentação, além do fortalecimento da capacidade de auxiliar e tratar as pessoas com diabetes.

Segundo a Dra. Margaret Chan, Diretora-geral da OMS, “é preciso repensarmos a nossa rotina: comer mais saudável, ser fisicamente ativo e evitar o excesso de peso.”

Existe três formas principais de diabetes: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional. A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e os pacientes precisam de insulina diariamente para sobreviverem, em sua maioria jovens e crianças. O Tipo 2 acomete a maioria dos pacientes diabéticos no mundo, sendo as suas causas principais o excesso de peso e o sedentarismo. Este tipo de diabetes, antigamente só existia na população adulta, mas agora o número de jovens e crianças com a doença vem aumentando. Já o diabetes gestacional é uma condição temporária que ocorre durante a gravidez, mas que carrega o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 no futuro. O diabetes gestacional ocorre quando a taxa de glicose no sangue está acima do normal mas ainda abaixo do diagnóstico de diabetes.

Sem dúvida, o diabetes é uma das razões principais para mantermos os nossos filhos saudáveis, ativos e bem longe desta triste estatística. E servindo de exemplo para os filhotes também garantimos a nossa saúde.

 

 

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER