Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/peque568/public_html/wp-includes/formatting.php on line 4342

Menos açúcar, por favor

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

O uso exagerado de açúcar, mais a falta de atividade física, faz a obesidade crescer a cada dia. Mas parece que agora os nossos governantes acordaram para esse problema: o pacto entre o Ministério da Saúde e a ABIA (Associação Brasileira de Indústrias Alimentícias) para diminuir a quantidade de sódio nos alimentos vai se estender também para este outro vilão.

A quantidade de açúcar

A OMS indica que o consumo de açúcar seja equivalente a 10% do fornecimento total de calorias, o que representa 18 quilos de açúcar por pessoa a cada ano. Mas os dados da ABIA mostram que o brasileiro ultrapassa bastante essa recomendação,  chegando até a 30 quilos por ano, ou seja 18% do total de calorias ingeridas. E sabe quem mais consome? As nossas crianças e os adolescentes! Por isso, o foco do Ministério da Saúde é os jovens. E a meta dessa ação é tentar estabilizar os índices de obesidade no país.

O mal que o açúcar faz

Estamos sempre falando sobre a importância de não dar açúcar para as crianças até completarem 2 anos de idade ou de como é possível adoçar alimentos usando outros ingredientes. Uma vez que uma dieta excessivamente doce é responsável por cerca de 26% dos casos de sobrepeso, 60% de obesidade, 14% de hipertensão e 61% de diabetes no Brasil.

Educação alimentar 

Por incrível que pareça o açúcar que está deixando o brasileiro cada dia mais obeso vem dos produtos industrializados. No Brasil, 56% do açúcar consumido é o da adição caseira, enquanto 19% vem do açúcar colocado nos alimentos pela indústria. E o pior é que a maioria das pessoas não tem muita consciência do que está presente na sua alimentação. Na pesquisa apresentada pelo cardiologista Daniel Magnoni, do Instituto Dante Pazzanese, poucas pessoas interpretam os rótulos de embalagens e muitas têm dificuldade em perceber o açúcar na dieta. Apenas 36% dos pesquisados afirmam ler os rótulos de alimentos industrializados e, dentre eles, um a cada quatro sabiam interpretar essas informações. Por outro lado, quando perguntados sobre o que é o açúcar em suas dietas, 85% dos entrevistados declararam ser apenas o produto branco, já pronto para adição.

Veja mais:

Ler o rótulo é importante, e a saúde do seu filho agradece

Açúcar em excesso causa sobrepeso e pode deixar o seu filho doente

Qual a quantidade ideal de açúcar para as crianças?

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER