O estilo de vida associado à obesidade infantil

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Uma das bandeiras do Pequeno Gourmet é a de defender a alimentação e os hábitos saudáveis para evitar a obesidade infantil, que pode trazer vários problemas de saúde para os pequenos. Sabemos que alguns costumes como deixar o filho sem comer por muito tempo ou não ter um sono adequado, pode acabar influenciando no sobrepeso. E uma pesquisa feita recentemente no Reino Unido, confirmou essa hipótese.

Os estudiosos da Universidade College London entrevistaram 19.244 famílias para entender a relação entre o estilo de vida das crianças e o ganho de peso. A conclusão foi a de que alguns hábitos podem realmente influenciar no índice de massa corpórea (IMC) das crianças.

Listamos abaixo, alguns dos costumes que podem levar o filhote ao ganho de peso, segundo a pesquisa, confira:

Noites mal dormidas: pequenos que não dormem bem, ou não têm o sono regular podem ter uma tendência maior ao sobrepeso. Até os 4 anos, o ideal é que além do sono a noite, as crianças também possam contar com a soneca da tarde.

Mãe fumante: segundo o estudo, ter uma mãe que fumou durante a gravidez, também pode aumentar os riscos da criança ser obesa. Sabemos também que o cigarro durante a gestação causa outros prejuízos aos pequenos, como complicações respiratórias e malformações. Por isso é essencial que a futura mamãe viva uma gravidez saudável.

Pular o café da manhã: é importante que a alimentação esteja equilibrada e isso significa fazer as refeições regularmente nos horários certos. O estudo do College London mostrou que, quando pulam o café da manhã, as crianças podem acabar desenvolvendo sobrepeso. Afinal, a fome nas próximas refeições pode ser maior, e a quantidade de alimento ingerido também.

De pais para filhos: a pesquisa também mostrou uma tendência já conhecida, a de que filhos de pais obesos podem ter uma maior chance de sobrepeso. E esse fator está ligado principalmente ao exemplo familiar. Falamos sempre aqui no Pequeno Gourmet, o quanto a alimentação dos papais deve ser saudável para que o filhote siga a mesma linha. Se você vai pedir para a criança comer frutinhas, não faz sentido ter em seu prato um doce cheio de açúcar, não é verdade?

O sobrepeso em crianças no mundo mostra um quadro cada vez mais grave. Graças ao sedentarismo e a má alimentação, a expectativa quanto a saúde das crianças não é das melhores. Mas você pode mudar isso! Cuide sempre da alimentação e da saúde do seu filhote e não se esqueça de também dar o bom exemplo!

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER