Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/peque568/public_html/wp-includes/formatting.php on line 4342

Quanto de agrotóxico sua família come por dia?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Nós aqui no Pequeno Gourmet ainda estamos em choque com o estudo da Fundação Oswaldo Cruz que aponta que cada brasileiro consome, em média, 7 litros desse veneno por ano. E o que é pior: sem perceber. Essas substâncias químicas são muito usadas na agricultura brasileira. Desde 2008 o Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos para manter as pragas longe das lavouras, segundo dados do Ibama. Triste, não?

O veneno de cada dia

Para entender a contaminação causada pelo consumo de pequenas quantidades de agrotóxicos por um longo período e que pode causar até câncer, foi feito um estudo com dados cruzados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A análise feita com 743 itens alimentares, como abacaxi, abóbora, arroz, batata, café e cebola, mostrou que 69 compostos excedem o valor de ingestão diária aceitável para não afetar a saúde de uma pessoa.

 Agrotóxicos até no pacote

Se você pensa que eles estão só presentes nos vegetais in natura, enganou-se! Pesquisas apontam que os pesticidas também são encontrados no leite, na carne, nos ovos e nos industrializados como mingau de arroz, chocolate, goiabada, salsicha, macarrão, biscoitos e até nos salgadinhos. Segundo Jacqueline Gerage Marques, do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), é um erro nosso achar que só quem come salada e frutas fica exposto a esses venenos.

O que fazer para consumir menos agrotóxicos no dia a dia

  • Escolher alimentos que estão na safra do mês.
  • Lavar os alimentos mais de uma vez com ajuda de uma escovinha. Mesmo se tiver uma casca dura, como uma laranja, por exemplo, você deve lavar duas vezes.
  • Fique de olho nas manchas esbranquiçadas nas cascas, que podem indicar que ali foi aplicado o veneno.
  • Para higienizar as folhas, você pode mergulhá-las numa solução de bicarbonato de sódio com água.
  • Cozinhar os alimentos também ajuda a diminuir bastante o agrotóxico presente neles.
  • Comprar alimentos orgânicos, que muitas vezes não são tão bonitos e vistosos, é a melhor saída para se livrar do veneno.

Veja mais:

Qual a diferença entre orgânicos, naturais e integrais?

O instituto que vende orgânicos a preços acessíveis

Comprar orgânicos na feira é um ótimo programa

 

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER