Unicef e o alerta para os extremos de desnutrição e obesidade entre crianças

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

No Pequeno Gourmet a gente sempre insiste na questão da alimentação saudável das crianças, porque sabemos que um filhote bem alimentado hoje é um adulto com muita saúde amanhã. Também pensando nisso, a Unicef, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), vem lançando projetos para melhorar a alimentação das crianças e agir entre dois extremos: a obesidade e a desnutrição infantil.

No mundo todo, mais de 800 milhões de pessoas se enquadram naquilo que se chama de fome crônica, um quadro grave de desnutrição, que é aliás o grande responsável por parte da mortalidade infantil. Por outro lado, existem países onde 70% da população adulta está acima do peso, o que não deixa de representar também um sério perigo para saúde.

Quando falamos das crianças no Brasil, a grande preocupação sobre a desnutrição está nos centros urbanos e entre a população indígena. A estimativa é de que 41% dos pequenos que vivem nas tribos da região Norte e têm menos que cinco anos estão abaixo do peso, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Mas, infelizmente, a obesidade também preocupa, segundo dados do Ministério, um a cada três brasileiros já apresenta excesso de peso ainda na infância, por dois motivos principais: a alimentação baseada em industrializados e a falta de atividade física.

Como melhorar essa situação

Para tentar reverter esse quadro, a UNICEF realiza projetos com várias instituições no país, que querem promover principalmente a importância do aleitamento materno, estratégias com foco na saúde infantil e o combate ao excesso de peso. Tudo isso para evitar que os pequenos não se desenvolvam adequadamente, por conta da desnutrição e também não comecem a já ter doenças como hipertensão ou diabetes, por conta do peso maior que o normal.

Nós do Pequeno Gourmet apoiamos esses projetos e esperamos que outros órgãos ligados à saúde infantil, também se motivem a mudar esse quadro. Além, é claro, dos próprios papais que podem começar apresentando os alimentos saudáveis para as crianças e promovendo uma alimentação equilibrada para toda família. Afinal, os filhotes sempre seguem nosso exemplo, não é mesmo?

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER