Os melhores combustíveis para a máquina do seu filho

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Uma alimentação bem equilibrada é importante durante toda a vida e, em especial, na infância, que é a fase do desenvolvimento e da construção dos hábitos alimentares. Quando seu filho tem refeições saudáveis, ele cresce mais forte e ainda evita problemas de saúde como anemia, hipertensão e  o colesterol alto.

Com a missão de ajudar as mamães a sempre dar o melhor para seus filhotes, o Pequeno Gourmet consultou nossa nutricionista parceira Dra. Fernanda Saccoletto para saber quais são os nutrientes que não podem faltar na mesa das crianças. O resultado foi essa listinha cheia de dicas preciosas, que você confere a seguir:

Cereais Integrais (arroz, milho, trigo, aveia, pães, massas e tubérculos): esse grupo é importante por ser uma grande fonte de energia para os pequenos que estão em fase de crescimento. O ideal é investir nas opções de carboidratos integrais, que previnem doenças como diabetes, colesterol e ainda podem ajudar no bom funcionamento do intestino.

Hortaliças (alface, tomate, couve, cenoura, chucu, acelga, repolho…) : a presença da Vitamina A (que mantém a pele saudável, ajuda na boa formação dos dentes e ossos e na saúde da visão) e da Vitamina C (essencial para cicatrização e absorção dos ferros e minerais) presentes nesse grupo é muito importante na alimentação dos pequenos. “O ideal é intercalar as verduras e os legumes para conseguir ofertar uma boa quantidade de nutrientes”, diz a Dra. Fernanda.

Frutas ( banana, laranja, mamão, pera, maçã…) : aqui no Pequeno Gourmet somos fãs das frutinhas! Elas são ótimas fontes de fibras, vitaminas, minerais e de potássio, que ajuda a regular os batimentos cardíacos. Para que a oferta de nutrientes seja equilibrada, vale a pena investir na variedade!

Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha seca) : uma dose de leguminosas no cardápio do seu pequeno garante uma excelente fonte de proteína vegetal! E isso se reverte no bom crescimento e desenvolvimento das crianças!

Carnes (frango, peixe, boi) e ovos: oferecer carnes e ovos no cardápio do seu filhote é importante para manter as proteínas, essencial para o crescimento e a cicatrização, além de ser fonte de minerais, como o ferro, que ajuda na prevenção da anemia.

Leite e derivados: na fase de crescimento é muito importante que as crianças tenham boas fontes de cálcio e proteínas. Isso garante a formação saudável de ossos e dentes, além dos efeitos positivos das vitaminas A e D.

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

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