A sabedoria e a maçã

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Ver um aluno presenteando sua professora com uma maçã é uma cena clássica de filmes e desenhos animados. Mas você sabe a origem desse hábito? Nós do Pequeno Gourmet ficamos curiosos para saber, fomos pesquisar e chegamos a algumas teorias que explicam o simbolismo desse presente super saudável. Confira algumas delas:

A sabedoria de Newton

Isaac Newton foi um cientista inglês conhecido por suas diversas contribuições para a Física. Muitos contam que Newton teria formulado a lei da gravitação universal, depois de ver uma maçã cair de uma macieira e notar a força da Terra que a levava para baixo. Por isso, uma das teorias que explicam o porquê de que seu filhote dar a maçã ao professor é a de que ele estaria desejando sabedoria ao mestre.

Agradecimento pelo ensino

Outra teoria que explica presentear com maçã vem de regiões como a Dinamarca e a Suécia, há cerca de 300 anos. Naquela época, os pais fazendeiros de famílias humildes não podiam pagar os estudos de seus filhos e, como forma de agradecimento pela sabedoria que os mestres passavam aos seus filhotes, eles os presenteavam com as maçãs.

Símbolo da ciência

No livro bíblico de Gênesis, na história da criação, Eva come a maçã, fruto da árvore da ciência. E com base nessa história, a maçã é tida como símbolo da sabedoria, com a qual se presenteia os professores.

Muitas são as ideias que explicam o presente da maçã ao professor mas, todas elas passam a mesma mensagem de gratidão e carinho por aqueles que têm tanta paciência e dedicação com nossos filhotes!

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER