Pequeno Gourmet no combate à obesidade infantil

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Problema de saúde pública mundial, a obesidade se torna ainda mais perigosa quando atinge os pequenos. No Brasil, 33,5% das crianças entre 5 e 9 anos estão com excesso de peso, segundo o IBGE. São dados como esse que nos fazem acreditar cada vez mais no nosso trabalho aqui no Pequeno Gourmet.

Esse aumento no peso infantil acontece porque as crianças estão mais sedentárias e, muitas vezes, comendo pior, o que pode causar hipertensão, diabetes tipo 2 e colesterol alto. Além disso, os quilos a mais são capazes de trazer problemas “de gente grande” para a garotada, como baixa autoestima, imagem corporal negativa e até depressão.

Como o Pequeno Gourmet acredita que prevenir é melhor do que remediar, vamos esclarecer o que é a obesidade infantil para que todas as mamães e papais possam cuidar da saúde de seus pequenos e evitar problemas futuros.

O que é a obesidade infantil?

É o excesso de peso de bebês e crianças de até 12 anos que excede em 15% o peso médio correspondente à sua idade (de acordo com a curva de crescimento da OMS).

Alimentação é a grande vilã

Crianças com sobrepeso hoje = adultos doentes amanhã. A prevenção? Educação alimentar e nutricional para toda a família (os pais são os primeiros modelos de comportamento para as crianças)

Hábitos alimentares errados

Alimentos ultraprocessados (congelados, sorvetes, biscoitos recheados e todos que são ricos em gorduras trans e açúcar), farináceos de trigo (pães, massas, etc.), doces e alimentos lights devem ser evitados. Prefira alimentos naturais e ricos em gorduras saudáveis como ovos caipiras, azeite de oliva extravirgem e abacate.

Atividade física X obesidade infantil

Investir em exercícios vale a pena! Aproveite para fazer todos os percursos possíveis com o seu filhote a pé ou de bicicleta.

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER