Por que devemos deixar os grãos de molho?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Tem alguns hábitos na cozinha, que já fazemos de forma automática, não é mesmo? Deixar o feijão de molho antes do preparo é um deles. Mas, esse costume não é à toa. Nossa nutricionista Fernanda Saccoletto explicou porque é tão importante deixar algumas leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e soja de molho antes do cozimento.

Melhor digestão

O feijão e alguns outros grãos quando cozidos têm fama de provocar desconforto digestivo. E deixar as leguminosas de molho antes do preparo é uma técnica que ajuda muito a combater esse mal. Quando hidratamos os grãozinhos, além de diminuir o tempo do cozimento, também colaboramos para que haja uma significativa redução das substâncias que provocam os gases nos papais e no filhote.

O ideal é deixar os grãos de molho por, no mínimo, 7 horas. Sugestão do Pequeno Gourmet: deixe da noite para o dia e prepare o almoço, por exemplo. Vale lembrar que a água utilizada para o remolho deve ser descartada.

 

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER