Por que é preciso lavar as mãos antes das refeições?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Mãozinha de criança quando vem da escola ou do parquinho pede sempre uma boa lavada, certo? Certíssimo! Aliás, o hábito de lavar as mãos quando chegamos da rua, seja o filhote ou os papais é essencial.

O Pequeno Gourmet conversou com o médico infectologista e clínico, Dr. Paulo Olzon Monteiro da Silva, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que contou que o simples hábito de lavar as mãos quando chegamos da rua e antes das refeições, já ajuda a evitar algumas doenças: a gripe e o resfriado são algumas delas, e também o norovírus, que pode causar vômitos e diarreia nos pequenos.

O ideal é lavar as mãos sempre com água e sabão. E, se essa higiene for feita, o álcool em gel, é dispensável. Até porque algumas versões, se usadas em excesso, podem provocar o ressecamento da pele.

Mas nada de exageros! O Dr. Paulo explica que, às vezes, alguns pais ficam tão preocupados com a questão do contato dos filhos com as bactérias que lavam as mãos dos pequenos o tempo todo. E isso também não é recomendado. “Nosso corpo é cheio de bactérias, o que precisamos saber é a hora certa dessa higiene , sem exagero.”

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER