Por que alimentos saudáveis como romã, lentilha e uva trazem sorte no Ano Novo?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

O jantar de Ano Novo é cheio de frutas e muitas delícias que também trazem boas energias, como a lentilha, as sementes de romã e as 12 uvinhas no hora da virada. Para investigar o porquê dessas tradições, o Pequeno Gourmet foi pesquisar o significado de cada uma delas. Lembrando que as crianças não precisam ficar acordadas até meia-noite para participar destas tradições e também vale ter o cuidado com as sementes das uvas e da romã para o pequeno não engasgar.

Lentilha

Na salada, com arroz ou sozinha, a lentilha costuma agradar toda a família. A tradição diz que os grãozinhos lembram moedas e, ao comê-los, garantimos fartura para o ano que vai entrar. Mas a lentilha não faz bem só para o bolso. Ela é rica em fibras importantes para o bom funcionamento do intestino, proteínas que ajudam na formação dos tecidos, pele, cabelo e unhas, e vitaminas que dão uma força para a circulação sanguínea.

Romã

Comer as sementinhas de romã no Réveillon e guardá-las na carteira garante abundância para o ano seguinte. Em alguns países, as mamães que desejam engravidar podem ter uma ajudinha a mais com as sementes de romã. Essa fruta é uma super antioxidante, rica em vitaminas A, B, C e ácido fólico. Boa para o intestino, pele e prevenção de doenças crônicas.

Uva

A simpatia fala para comer 12 uvas na virada, mentalizando coisas positivas para cada mês do novo ano (as crianças podem pedir muita diversão e energia para brincar!). Depois é indicado guardar as sementes na carteira. As uvinhas também trazem muita saúde para o filhote, com a presença de antioxidantes e vitaminas (C, B, K e E).

Conteúdo elaborado com a ajuda da nutricionista Dra. Fernanda Saccoletto

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

http://pequenogourmet.com.br/receitas/suco-de-roma/