Uni, duni, tê… Qual óleo escolher?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Canola, girassol, soja ou azeite? A escolha do óleo para cozinhar nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, muitos pais ficam na dúvida sobre quais fazem mal ou os que têm boas fontes de gordura. Para saber a maneira mais saudável de utiliza-los, o Pequeno Gourmet conversou com o nutricionista especialista em nutrição esportiva, obesidade e saúde, Vinicius Facciolli:

Óleos de cozinha para evitar: soja, girassol, milho e canola são os tipos de óleo que você deve ficar longe na hora de cozinhar. Eles se tornam tóxicos depois de aquecidos e podem provocar um processo inflamatório no corpo. As consequências são o aumento do colesterol ruim e do tecido adiposo (gordura).

Óleos de cozinha para investir: coco, gergelim, além da manteiga clarificada (ghee) ou mesmo a banha de porco, são boas fontes de gordura e quando aquecidas não se tornam tóxicas, além de ajudar no equilíbrio fisiológico (bom funcionamento de todos os sistemas do corpo).

Aposte no azeite

A gente já falou por aqui o quanto o azeite faz bem para a saúde . Por ter um ponto de fumaça alto (aquecer rapidamente), mesmo depois de quente, o azeite não faz mal, mantém as suas propriedades e pode ser usado para  cozinhar, refogar ou saltear os alimentos. Mas o extra-virgem, por ser mais ácido, pode perder alguns nutrientes se for para o fogo, o melhor é usar esse tipo em preparações já prontas (patês) ou frias (saladas).

Pode reutilizar o óleo?

Melhor evitar. Mesmo os do tipo que não fazem mal sofrem oxidação depois que são usados e podem ser perigosos, causando aumento do colesterol ruim, inflamações, risco de doenças cardiovasculares, hepáticas e estresse. É mais indicado usar um pouquinho só de óleo em cada preparação e, depois, descartar.

Veja mais:

Conheça as marcas que vendiam óleo como azeite e saiba como fugir dessa fraude

64 regras para a alimentação saudável

Quanto de agrotóxico sua família come por dia?

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

http://pequenogourmet.com.br/receitas/espinafre-refogado-com-uvas-passas/