Quais são as diferenças entre naturais, orgânicos e integrais?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Cada vez mais é possível ver uma grande variedade de nomes nos rótulos dos alimentos. E muitos pais não conseguem entender o que pode significar uma procedência ou outra. Para ajudar, o Pequeno Gourmet mostra quais são as diferenças entre os orgânicos, naturais e integrais:

Orgânicos: é muito comum a gente ouvir que é melhor optar pelos orgânicos na hora de comprar  frutas, legumes e verduras. Mas, por quê? Os alimentos orgânicos vegetais são aqueles cultivados sem agrotóxicos. Isso significa eles não causam riscos para a saúde e são mais completos nutricionalmente. Vale lembrar ainda que a Agricultura Orgânica valoriza a mão de obra do agricultor e suas condições de trabalho. Já quando falamos de alimentos orgânicos animais significa que as carnes não receberam hormônios de crescimento, anabolizantes e/ou possuem aditivos (substâncias químicas utilizadas para prolongar a vida dos alimentos) em níveis seguros para a saúde da população. Por isso, vale a pena investir nos orgânicos!  

Integral: os alimentos que recebem o nome de integrais são todos aqueles que não passaram pelo processo de refinamento. O que significa que durante sua fabricação foram mantidos todos os seus nutrientes e fibras! Alguns exemplos dos integrais que podem estar no pratinho do filhote são o arroz, a farinha  (que pode ser ingrediente de bolos, pães e waffle), grãos e cereais.

Natural: todos alimentos retirados diretamente da natureza, sem que tenham passado por processos industriais, recebido corantes, conservantes ou aditivos químicos. Os naturais são sempre as melhores opções do que os industrializados, principalmente quando se trata da alimentação do filhote. Além de terem mais nutrientes, eles também colaboram para saúde das crianças.

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER