Quando o tradicional dá uma escapulida

Postado por Mamãe

Que bolo de fubá dança quadrilha juntinho com tantas outras delícias desta época, todo mundo sabe. E os que acompanham o Pequeno Gourmet tem conhecimento da dificuldade da Mamãe, como ex-comedora seletiva, em preparar e provar comidinhas com milho, incluindo farinhas e afins.

Porém para cumprir a pauta, resolvi dar uma incrementada na “tradição” fugindo do tradicional, que neste caso pode ser resumido como sementes de erva-doce.

Uma vez descoberto que este era o verdadeiro motivo da “aversão”, ficou fácil contornar o “problema” sem excluir este item junino do cardápio. Muitas vezes, e já falamos aqui sobre isso, o modo de preparo, o cuidado e até mesmo a combinação de ingredientes podem influenciar na receptividade do que está sendo servido. Por esta razão, sempre que o Santiago recusa um papá, foco no prato, na receita e não no ingrediente. Assim evito que ele relacione o “não gostar” a determinado elemento presente no seu pratinho. Agora quando ele gosta, aí sim, faço festa para cada componente do menu!

Por trinta e sete anos acreditei que não gostava de bolo de fubá, por acreditar não gostava de milho. Hoje não só sou fã do milho, como acho uma delícia tomar uma cafezinho com bolo de fubá (sem erva-doce, é claro, ou pelo menos por enquanto).

O importante, como pais, é não se dar por satisfeitos e variar bastante o cardápio das crianças, desde pequenininhas! Fujam do tradicional! Molho de tomate, carninha moída ou manteiga no macarrão não devem ser as únicas opções para servir uma boa pasta, por exemplo!

E para não abrir mão desta verdadeira tradição verde e amarela, segue o plano de fuga da Mamãe:

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

http://pequenogourmet.com.br/receitas/bolo-de-fuba-com-leite-de-coco-e-ricota/