Hambúrguer saudável

Postado por Mamãe

Hambúrguer saudável

* Dicas de acompanhamentos: pão de hambúrguer integral, queijo minas grelhado na mesma chapa ou em cima do hambúrguer, folhas de alface americana, folhas de agrião, rodelas de tomate, cebola grelhada, cogumelos salteados.

Prep: 30 min
Rendimento: 2 para o papai, um para a mamãe e um menorzinho para o filhote

Ingredientes

1/2 cebola
1/2 cenoura
1 col. sobremesa de mostarda
1 col. sobremesa de molho inglês
250 g de patinho moído
1 col. sobremesa de linhaça moída
1 col. sobremesa de azeite de oliva ( para o hamburger não grudar na chapa)
Sal e pimenta a gosto ( eu não costumo colocar sal, uma vez que já coloquei o molho inglês e a mostarda e ambos possuem sódio na composição)

Modo de preparo

Coloque a cebola e a cenoura em um processador e bata até ficar em pedacinhos bem pequenininhos. Transfira para um tigela e junte os demais ingredientes. Misture tudo com um garfo e com as mãos faça 4 bolinhas. Peçam ajuda das crianças nesta etapa, eles adoram. Sempre dou uma caprichada no tamanho dos hambúrgueres do papai, diminuo um pouco o meu e faço um ainda menor para o filhote.
Coloque uma chapa ou frigideira para esquentar. Quando ela estiver bem quente, bem quente mesmo (sempre dou uma reforçada neste ponto. Afinal se a chapa não estiver muito quente, a carne vai soltar água e aí adeus àquele hambúrguer suculento) , coloque um fiozinho de azeite e espalhe com papel toalha, só para garantir que não irá grudar.
Deixe o azeite esquentar e coloque as bolinhas na chapa. Amasse com uma espátula para dar o formato no hambúrguer. Deixe grelhar uns [timer length=4]4 minutos[/timer] de cada lado, ou de acordo com o ponto desejado.

coracao Mamãe

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal