Polenta cremosa com tomatinhos assados

Postado por Mamãe

Polenta cremosa com tomatinhos assados

Que delícia de receita do livro “It’s all easy” da autora e atriz Gwyneth Paltrow em parceria com Thea Baumann, págs. 152-153.

Polenta é um prato muito prático, principalmente, para quem tem bebês em casa e pouco tempo para preparar as refeições da família.

As combinações são quase que infinitas. É possível cozinhar a polenta em caldo de legumes e carnes. Vale a pena aproveitar o músculo bem desfiadinho do caldo para preparar um molho, tipo ragu, e servir sob a polentinha para os bebês. Também pode acrescentar suco de limão à agua do cozimento.

Legumes assados com azeite e ervas frescas casam perfeito com esse prato, assim como uma saladinha ou mesmo um peixinho grelhado.

Esta receita pode ser servida para todos os membros da família, porém é preciso tomar alguns cuidados, como temperar com sal e pimenta, somente depois de separar a porção para bebês menores de 1 ano. O queijo parmesão também pode ser excluído. E só sirva a burrata se o pediatra e/ou a nutricionista tiver liberado este tipo de alimento. E por último, retire a casca do tamatinho assado para evitar engasgos.

 

Prep: 10 min.Cook: 15 min.
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

Para os tomates

4 xíc. tomatinhos cereja

1 col. sopa azeite de oliva

1 dente de alho espremido

6 folhas de manjericão picadinhas

Para a polenta

1 col. chá de sal (é o que diz a receita, mas prefiro ir colocando aos pouquinhos)

1 xíc. polenta instantânea

1/3 xíc. queijo parmesão ralado

2 col. sopa manteiga sem sal (costumo colocar uma só)

1 burrata ou muzzarela de búfala

Modo de preparo

Para fazer os tomates, pré-aqueça o forno a 180º. Coloque os tomatinhos em uma única camada na assadeira. Regue com o azeite de oliva e tempere com sal e pimenta a gosto. Asse por [timer length=10]10 minutos[/timer], ou até a casca começar a rachar. Retire do forno e acrescente o alho e o manjericão.

Enquanto isso, faça a polenta. Em uma panela média, coloque para ferver 3 xícaras de água com uma pitada de sal. Acrescente a polenta e cozinhe conforme as instruções do pacote. Junte o queijo parmesão e a manteiga. Transfira para o prato ou travessa. Decore com os tomates assados e a burrata.

coracao Mamãe

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal